Times mineiros fazem homenagens no Dia do Orgulho LGBTQIAP+

Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG se manifestaram na luta contra a homofobia nesta segunda-feira (28/06)

Divulgação/Mineirão
Mineirão iluminou a fachada para celebrar a data nos anos anteriores (foto: Divulgação/Mineirão)

O Dia do Orgulho LGBTQIAP+ marca este dia 28 de junho, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do combate à LGBTfobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária.

Os três clubes de Belo Horizonte, Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG se manifestaram publicamente nesta segunda-feira (28/06) nas redes sociais.

 

As referências têm acontecido desde as últimas semanas porque junho marca o mês do Orgulho. No entanto, a data desta terça, por sua vez, faz referência à Revolta de Stonewall - a primeira grande rebelião na luta pelos direitos da comunidade. O movimento ocorreu no dia 28 de junho de 1969, nos Estados Unidos da América.

 

A data é mundialmente comemorada, os clubes de futebol mineiros se posicionaram e pediram respeito. Ao longo do dia, outras agremiações devem manifestar a importância desta data tão importante.

 

O Galo escreveu: "A luta é pelo direito de amar livremente. Por respeito, dignidade e equidade. E pelo fim da violência no país que mais mata pessoas LGBTQIAP . No #DiaDoOrgulho, o #Galo reforça a luta contra o preconceito no futebol e todos os âmbitos da sociedade".

Já o Cruzeiro também publicou mensagem de luta contra o preconceito e contou a história da cruzeirense e transgênero Michele: "No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP , o Cruzeiro dará diversas demonstrações de apoio. Mas, além do apoio, é preciso colocar o dedo em feridas que são criadas por todos nós. Não tem Dia do Orgulho sem que repensemos como a ausência de respeito machuca repetidamente".

 

"Hoje o Cruzeiro, orgulhosamente, traz a história da Michelle, uma mulher cruzeirense e transgênero. Por que não simplesmente respeitar, se é o amor maior pelo Cruzeiro que nos une? LGBTfobia: ou lutamos contra ou somos parte do problema", acrescentou.

O América-MG trocou a foto do perfil com o escudo do Coelhão nas cores do arco-íris e também pregou a luta por respeito e diversidade: "E mais do que nunca, lembrem-se sempre: TODA FORMA DE AMOR É VÁLIDA! Feliz #DiaDoOrgulhoLGBTQIAP !!!".

 

Além disso, o time dedicou um espaço especial para explicar a sigla LGBTQIAP . Vale destacar, que mesmo que você não faça parte da comunidade, é importante entender o que essas letrinhas significam, pois, conhecimento pode ser uma ferramenta poderosa contra a intolerância. "Com o intuito de representar o maior número possível de identidades de gênero e orientações sexuais, nascem as siglas do movimento LGBTQIAP . No #DiaDoOrgulhoGay, dedicamos um espaço especial em nossas redes para informações sobre o tema!", destacou.