Patrícia Poeta é acusada de apropriação cultural e internautas a defendem

A produção do Encontro organizou uma homenagem ao Japão, devido aos Jogos Olímpicos que estão sendo realizados em Tóquio, dando início as críticas

Reprodução/TV Globo
Patrícia Poeta ao apresentar o Encontro (foto: Reprodução/TV Globo)

Na manhã desta quinta-feira (22/07), a produção do Encontro com Fátima Bernardes organizou uma homenagem ao Japão, devido aos Jogos Olímpicos que estão sendo realizados em TóquioPatrícia Poeta surgiu utilizando um kimono, junto a um senhor japonês, que a explicou sobre comidas típicas, vestimentas e alguns detalhes da cultura, de maneira respeitosa. 

Contudo, os internautas não interpretaram de uma forma legal, a acusando de apropriação cultural. O ocorrido foi caracterizado como "Yellow Face", que ocorre quando alguém de outro tom de pele, geralmente branca, pinta o rosto para se caracterizar como pessoa de pele amarela. 

Em contramão, outros usuários gostaram do programa, elogiando a apresentadora através das redes sociais. Alguns, até mesmo japoneses, a "autorizaram" utilizar as vestimentas e negaram que tenha ocorrido apropriação neste momento. 

 

Até o momento a TV Globo preferiu não se manifestar sobre o ocorrido, mesmo ao ser procurada pelo UOL