Observador de pássaros encontra espécime que é metade macho e metade fêmea

Cardeais-do-norte têm penas vermelhas quando são machos e brancas quando são fêmeas

James R. Hill
Cardeal-do-norte metade macho, metade fêmea (foto: James R. Hill)
Um observador de pássaros na proximidade de Erie, cidade americana do estado da Pensilvânia, conseguiu tirar uma foto rara de um pássaro da região. Trata-se do cardeal-do-norte, mas o espécime que Jamie Hill encontrou não era qualquer um: era um pássaro metade macho, metade fêmea.

Os cardeais-do-norte têm penas vermelhas quando são machos, enquanto as fêmeas têm penas claras. O pássaro avistado pelo observador, surpreendentemente, tinha ambas.

Este fenômeno chama-se ginandromorfismo bilateral, algo extremamente raro. Com o corpo dividido ao meio, o animal poderia, teoricamente, acasalar tanto com um macho quanto com uma fêmea. Isto é diferente de um hermafrodita, que compartilha os órgãos reprodutivos masculino e feminino.
James R. Hill
Um raríssimo cardeal-do-norte (foto: James R. Hill)
 

A imagem foi registrada por Jamie Hill, observador de pássaros há quase 50 anos. Ao blog Erie Bird Observatory, ele escreveu: “Este pássaro teria um ovário funcionando em seu lado esquerdo e um único testículo funcionando em seu direito”. “Tenho observado pássaros há 48 anos e ontem tive um encontro que ocorre uma vez na vida, um evento em um milhão”, comemorou.

Um dos primeiros casos de ginandromorfismo bilateral, em uma lagosta, foi registrado em 1752. Desde então, outros animais com a condição já foram encontrados, mas, no caso do cardeal-do-norte, a diferença na plumagem faz com que eles sejam mais facilmente percebidos. Um pássaro semelhante foi localizado em 2019 perto da mesma cidade, e Jamie acredita ser possível se tratar do mesmo que avistou.