O que é basculho? descubra o significado da palavra usada por Gilberto

Durante a briga com Pocah nesta segunda (16/02) no Big brother Brasil 21, Gilberto se referiu à cantora usando o termo, que confundiu a internet

Reprodução/TV Globo
Pocah e Gilberto discutiram após o jogo da discórdia de segunda (15/02) (foto: Reprodução/TV Globo)
 

Quando chega a segunda-feira e vemos Tiago Leifert abrir o Big brother Brasil sorridente, não é à toa. O apresentador já sabe que o tradicional jogo da discórdia, apelidado carinhosamente por ele de 'reunião de condomínio', é uma grande oportunidade de movimentar a casa e não foi diferente dessa vez.

  

Nesta segunda (15/02), após a dinâmica 'monte sua final', a cantora Pocah foi tirar satisfações com Gilberto, que não queria muita conversa. A situação gerou uma briga daquelas, com gritaria, palmas e ofensas gratuitas.

Durante a discussão bem acalorada, Gil se referiu à 'sister' usando a palavra basculho. Pocah, que não conhecia o termo, perguntou o significado e o pernambucano disse que não importava. O momento ganhou as redes sociais e as pessoas ficaram se perguntando o que significa a tal ofensa usada pelo 'brother'.

Não vim do lixo pra perder pra basculho!

Gilberto, Big brother Brasil 21

 

Puxando pelo dicionário, basculho significa "criada enxovalhada, que se atém aos trabalhos mais rudes numa casa" e "mulher de baixa extração, de mau aspecto". Os nordestinos de plantão se manifestaram no Twitter, dizendo que em Pernambuco, a palavra é usada como sinônimo de lixo, restos que se jogam fora.

Os memes tomaram conta das redes sociais durante a madrugada e mostraram, mais uma vez, como o português falado no Brasil pode variar entre as regiões do país. A carioca aprendeu uma nova palavra e um novo jeito de ofender um desafeto, com toda certeza.

Alguns compararam a situação ao que aconteceu na edição passada, quando Prior não sabia o significado da palavra sororidade, dita muitas vezes por Manu Gavassi, sua rival dentro do jogo.