Convite à imaginação, peça Osquilibum entretém bebês e descansa pais da Galinha Pintadinha

Espetáculo marca os 20 anos do grupo Matraca e permanece em cartaz de 18 a 20 de janeiro em BH, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium

por Cecília Emiliana 17/01/2018 20:03
Juliana Palhares/Divulgação
(foto: Juliana Palhares/Divulgação)
Não se desespere. O cardápio cultural do seu bebê não precisa ficar restrito a repetições intermináveis de Galinha pintadinha—desenhos musicais famosos por manter crianças “hipnotizadas” de tal maneira, que nem Drácula com seus poderes psíquicos seria capaz.

Estreia nesta quinta-feira (18), no Teatro de Bolso do Sesc Palladium, o espetáculo Osquilibum, do Grupo Matraca. Voltada para crianças de 1 a 5 anos, a peça reúne seres imaginários que falam uma língua inventada, num cenário de maletinhas, monstrengos e outros objetos lúdicos. A narrativa promete divertir não só os pequenos, como também marmanjos de cabeça fresca.

Mistura de técnicas de palhaço e teatro de bonecos, a montagem é marcada pela simplicidade. Em cena, apenas os atores Juliana Palhares e Cauê Salles, que, dirigidos por Rodrigo Robleño, manipulam fantoches e instrumentos cênicos diversos. O trabalho, contudo, é resultado de sete anos de pesquisas dos integrantes da companhia.

“Estudamos como fazer teatro para crianças muito pequenas desde 2011. Daí, chegamos nesse formato, que tem elementos pensados para elas. O fato de o roteiro não ter uma única linha de texto, por exemplo, é um deles. A gente se comunica por ações e pelo ‘gramelô’, que é um conjunto de sons inventados. Isso espelha a maneira como nos expressamos nos primeiros três anos de vida. Nessa fase, a oralidade ainda está em desenvolvimento. Dos 5 anos pra frente é que o uso da linguagem vai ficando mais complexo”, explica Juliana Palhares.

Marco dos 20 anos do Grupo Matraca, Osquilibum tem trilha assinada pela DJ Josie Black e dramaturgia coletiva. “O espectador não sai do teatro com a sensação de ter assistido a uma história com começo, meio e fim. A ideia é justamente deixar janelas dramatúrgicas para a criança completar com a imaginação dela. É um espetáculo que convida meninos e meninas a imaginar”, diz Juliana.

OSQUILIBUM

Com Grupo Matraca. Direção de Rodrigo Robleño. De quinta-feira (18) a sábado (20), às 16h; domingo (21), às 11h. No Teatro de Bolso do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro, (31) 3270-8100). Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Vendas pelo www.ingressorapido.com.br e na bilheteria do teatro.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE TEATRO