Peças da campanha de popularização discutem o mundo contemporâneo

Peças como 'Trombo' e 'Ignorância' abordam temas como a feminilidade e o preconceito

por Cecília Emiliana 12/01/2018 08:42
Marco Aurélio Prates/Divulgação
(foto: Marco Aurélio Prates/Divulgação )

 

A diversidade dá o tom da Mostra, ação especial da 44ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança. O projeto reúne espetáculos com semelhanças de linguagem, temas e formas de produção. Das 17 apresentações da grade alternativa, 14 estreiam na campanha.


O feminino é uma das temáticas de Trombo, montagem dirigida por Juliana Pautilla e Tiago Gambogi, que vai ficar em cartaz até 15 de janeiro, no CCBB.

No palco, a atriz Carolina Corrêa revela um drama pessoal. Em 2016, ela recebeu o falso diagnóstico de um coágulo na cabeça, fato que a impactou profundamente. De acordo com a atriz, montar a peça funcionou como processo de cura.

 

 

Carolina propõe uma série de reflexões. Ela conta que o texto questiona a medicina, setor em que predominam profissionais do sexo masculino, e o tratamento estereotipado conferido a mulheres, tidas como loucas, histéricas ou exageradas.

“O grande lance de apresentar este espetáculo na campanha de popularização é o fato de ele ter sido pensado para pouca gente, para um teatro de arena. Encená-lo no CCBB vai trazer outro clima. E isso muda muita coisa”, diz.

FUNARTE
Com enredo focado no debate sobre preconceitos e violência, a peça Ignorância, do grupo mineiro Quatroloscinco, estará em cartaz a partir de 15 de fevereiro, na sede da Funarte, no Centro de Belo Horizonte.

Para o diretor Marcos Coletta, participar da campanha de popularização traz a oportunidade de contato com um público que, geralmente, não frequenta espetáculos com o perfil daqueles encenados pela companhia.

Criado em 2007, o Quatroloscinco – Teatro do Comum se dedica à pesquisa, enfatizando o repertório autoral. Ignorância traz um olhar político sobre o mundo, sobretudo sobre a radicalização que tem marcado as relações na sociedade contemporânea.

TROMBO

Com Carolina Corrêa. CCBB. Praça da Liberdade, 450, Funcionários. Domingo (14/1) e segunda-feira (15/1), às 19h. R$ 10 (postos do Sinparc)

IGNORÂNCIA

Montagem do grupo Quatroloscinco. Funarte MG. Rua Januária, 68, Centro. De 15 a 25 de fevereiro. De quinta-feira a sábado, às 20h; domingo, às 19h. R$ 15 (postos do Sinparc)

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE TEATRO