Internautas apontam transfobia sofrida por Linn da Quebrada no BBB 22

Cantora, que é travesti, sofre com 'erros' de brothers, que se referem à ela de maneira inadequada

Reprodução/Globoplay
Linn da Quebrada (foto: Reprodução/Globoplay)
 

A entrada de Linn da Quebrada no Big Brother Brasil 22 é um marco na história do programa. Travesti, Linn usa de sua arte e ‘agitação cultural’ para propagar sua mensagem e militância. Mas, aparentemente,  alguns participantes ainda não assimilaram a maneira adequada de tratar a cantora .

 

Desde que chegou ao BBB, Linn já foi chamada de ‘ele’, ‘o Linn’, em alguns momentos. Internautas apontam que a artista esteja sofrendo transfobia. A goda d’água para muitos se deu neste sábado (22/01), quando Linn recebeu um torpedo anônimo no feed BBB: “Você está solteiro? Mandaram perguntar aqui”, disse o participante que enviou a mensagem anônima.

 

A mensagem enviada com o pronome masculino para Linn não é a forma adequada de se referir a uma travseti, o que revoltou parte do público. “Que ÓDIO. Ninguém tá errando pronome da Linn, o que está rolando é transfobia. Vacilo exibir o torpedo, e mais vacilo ainda não revelar quem foi”, disse um internauta.

 

O perfil oficial de Linn também se manifestou: “Infelizmente, em poucas horas já assistimos pelo menos 5 episódios de violências transfóbicas. Nem mesmo as mais de 50 câmeras são capazes de inibir a transfobia sistêmica do Brasil”. Fãs da cantora e internautas exigem que a TV Globo revele quem escreveu a mensagem .

 

Diferença entra Trans e Travesti

Lina, como também é chamada, se identifica como travesti. Além dos que ‘erram’ a forma correta de se referir à ela, há os que confundem travesti com mulher trans. Porém, existem diferenças entre as definições.

 

Pessoas trans se configuram por não se conformarem com o gênero que lhes foi imposto ao nascerem. Sendo assim, há uma transição na identidade de gênero do indivíduo, o que não define orientação sexual, por exemplo.

 

Já o termo Travesti, apesar de estar no espectro feminino, tem sua própria identidade de gênero. Portanto, uma travesti, nem sempre, se identifica como mulher, apesar de carregar traços femininos . A própria Linn disse em seu discurso de apresentação dentro da casa que “não era homem, nem mulher. Mas sim, travesti” .

MAIS SOBRE SERIES-E-TV/REALITIES