Narrador da TV Globo alega ter sido demitido após denúncia de assédio moral

'Comecei a notar que perdi espaço', disparou Linhares Júnior

Reprodução/Instagram
Linhares Jr. (foto: Reprodução/Instagram)

Desligado da Rede Globo após 13 anos de serviço, o narrador Linhares Júnior acusou a emissora de mandá-lo embora após fazer uma denúncia de assédio moral contra o gerente de futebol da empresa, George Guilherme . Ele afirma ter sido chamado de "ultrapassado" durante uma reunião com o gestor, segundo informa o site Notícias da TV

"Fui humilhado", desabafou o comentarista. Nascido do Paraná, o locutor estava na líder de audiência desde 2008, mas atuava principalmente no SporTV . No canal esportivo, era acostumado a cobrir partidas paulistas. Ele foi demitido em novembro, 20 dias depois de ir até a ouvidoria da Globo reclamar da situação que ocorreu com ele. 

 

Por não fazer mais parte do quadro de funcionários, Linhares não tem como saber se sua queixa está sendo levada para frente e apurada. "Após a saída dos antigos nomes que estavam no SporTV, como o Raul Costa Jr., e também com a chegada de outros gestores, comecei a notar que perdi espaço. E comecei a pedir para o George mais oportunidades em partidas da Série A, em eventos importantes", relatou o narrador.

 

Em seguida, Linhares continuou: "Ele me disse que eu não precisava mandar e-mail para ela, porque pareceu que estava passando por cima dele. Pedi desculpa se ele entendeu que foi essa a intenção, mas ela era gestora de todos nós. Depois disso, senti que perdi ainda mais espaço, mas que iria trabalhar em 2020 para recuperá-lo", complementou. 

"Eu me coloquei à disposição para ir ao Rio de Janeiro, onde se tem mais estúdios para transmissão, e ouvi que era um narrador com um estilo antigo e ultrapassado. Me senti humilhado. Fiz a denúncia na ouvidoria da Globo e, , 20 dias depois, fui chamado para uma reunião. Falei com um amigo: 'Ou irão me dar uma bronca ou vão me demitir'. Me demitiram"

Linhares Júnior

 

Segundo o site Notícias da TV , o locutor provou sua versão através de prints e documentos, que de fato entrou em contato com o compliance da emissora contra Guilherme : "Eu imaginei que a empresa poderia fazer uma investigação séria. Mas ninguém falou comigo e não soube de nenhuma investigação. O gestor aparece em fotos de fim de ano normalmente, então imagino que nada aconteceu", finaliza. 

 

 

COMUNICADO DA GLOBO

Ao ser procurada pelo site, a TV Globo emitiu um comunicado explicando a sua versão do ocorrido, informando que a demissão de Linhares Júnior já era planejada desde o mês de julho.

 

"O desligamento do narrador foi uma decisão exclusivamente de gestão, prevista desde julho. Sobre as perguntas a respeito de compliance, a Globo não comenta assuntos da ouvidoria, mas reafirma seu total compromisso com a apuração criteriosa de todo relato de assédio, moral ou sexual, assim que a empresa toma conhecimento. 

A Globo não tolera comportamentos abusivos em suas equipes e incentiva que qualquer abuso seja denunciado. Neste sentido, mantém um canal aberto para denúncias de violação às regras do Código de Ética do Grupo Globo."

MAIS SOBRE SERIES-E-TV/REALITIES