BBB21: Nego Di debocha de Gilberto: 'Pode ser muçulmano, negro não'

O doutorando em economia afirmou em uma festa que se considera negro; outros participantes riram do brother pela afirmação

Natasha Werneck* 05/02/2021 12:51
Reprodução
Nego Di debocha de Gilberto com Karol Conká e Lumena (foto: Reprodução)
Mais uma polêmica envolvendo o nome de Nego Di no Big Brother Brasil 21. Na manhã desta sexta-feira (5/2), o comediante estava no quarto colorido com outros participantes, que discutiam sobre Gilberto se considerar uma pessoa negra. A mãe do doutorando em economia responde deboches sobre o filho no reality.

O tema da primeira festa do BBB21 foi “Herança Africana” e Gilberto comentou com o brother que afirmou ser negro. “Deu vontade de levantar e ir embora”, disse Nego Di no quarto com Karol Conká, Lumena, Carla Díaz, Pocah e Thaís. “Eu nem quis discutir, porque eu tinha mais o que fazer, me divertir. Daí falei pra ele que ele era igual ao Projota”, respondeu a rapper.

“Não, ele é mais claro", interrompeu o gaúcho. "Mas ele tem a arcada de negro. A cara de negro ele tem", opinou Karol. "Pode dizer que é muçulmano, negro não", insistiu Nego Di. Em um tom de deboche, a sister continuou: "Eu acho que negro mesmo é o Fiuk".

"Ele tem cabelo liso! Eu estava vendo isso na prova e pensei: 'Quem é que disse pra esse cara que ele é preto e ele acreditou?' Porque não é possível ter coragem de falar aquilo que ele falou", disse.

Enquanto a conversa avançava, os dois continuavam comentando sobre Gilberto e debochando da afirmação dele.



Até que o tom da conversa começa a ir para um deboche mais polêmico com a declaração de Gil. "Ele é um pouquinho sujinho. Se ele se esfregar bem... se esfregar de esponja com aquelas buchas que a gente toma banho... se esfregar bem, fizer um acabamento naquele cabelo dele, passar um gel...", dizia Nego Di, que foi interrompido pela rapper.

"Mas e a arcada pra frente?", questionou. "Tem vários tipos de branco, gente. Ô meu pai, não confunde", disse Lumena.

"Mas quem disse que negro tem que ter a boca cansada assim que nem a dele?", questionou Nego Di e arrancou risada da psicóloga. "Para! Mas olha aqui, é a mesma arcada da Amy Winehouse e ela era branca", disse Karol. "Mas o que tem a ver? Agora porque o cara parece um neandertal, ele tem que ser negro?", devolveu o gaúcho.

"Eu não sei, só sei que ele é negro. Vamos falar que ele é negro e ponto. Deixa ser negro", comentou Conká. "A gente opera aqui na autodeclaração", afirmou Lumena. "Ai gente, eu quero que vocês enxerguem em mim uma ruivisse. Eu sou ruiva!", ironizou a rapper. "Eu sou verde! Eu sou arco-íris", respondeu Lumena.

Resposta

A assessoria de Gilberto emitiu uma nota sobre as declarações dos participantes dentro da casa. Segundo o IBGE, a população autodecretada negra e parda do Brasil soma mais de 56%. Gilberto se declara, se considera e se reconhece como negro. Nessa madrugada, tivemos a infelicidade de assistir a participantes invalidando sua cor (achando que eles são os detentores do poder de dizer que é negro ou não), o chamando de 'sujinho', de 'neandertal', falando que ele deveria se esfregar com uma bucha e dar um jeito no cabelo", disseram.

"É duro de assistir e de engolir. Mas acreditamos que possamos refletir a partir de dela sobre pautas ainda tão pouco discutidas e muito importantes para a união e fortalecimento da população negra brasileira. O Gilberto representa uma parcela importante e significativa da sociedade e merece respeito por tudo que ele é e representa", concluíram.

Veja o comunicado completo:


Além disso, a mãe de Gil, dona Jacira, resolveu fazer um desabafo sobre as declarações contra o filho. "Infelizmente, hoje eu tive o desprazer de assistir a alguns participantes do BBB21 hostilizando meu filho Gilberto. Chamar meu filho de sujo e chupa cabra foi degradante. Ele tem orgulho de sua cor e raça. Nunca esqueceu suas origens. Um rapaz com a cabeça sensata. Pensa com o coração e não tem maldade, mas aprendeu a identificar a maldade de perto de alguns participantes do reality", escreveu.
 
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV/REALITIES