Saiba quem viveu Petruchio e Catarina na primeira versão de O Cravo e a Rosa

Walcyr Carrasco se inspirou no folhetim escrito por Sérgio Jockyman

Redação - Observatório da TV 17/06/2022 12:26
Reprodução / Internet
O Cravo e a Rosa - Adriana Esteves e Eduardo Moscovis como Catarina e Petruchio (Nelson Di Rago / TV Globo) (foto: Reprodução / Internet)

O Cravo e a Rosa, novela exibida originalmente no ano 2000, está experimentando novamente o gosto do sucesso. Agora a trama é reprisada na nova faixa vespertina dedicada à teledramaturgia da Globo.

Escrita por Walcyr Carrasco, a novela é inspirada, a priori, na célebre peça de teatro A Megera Domada, de William Shakespeare, que virou filme em 1967.

No longa, a musa Elizabeth Taylor deu vida a Catarina, uma mulher amarga, a princípio, e cheia de particularidades, Richard Burton interpretou Petruchio, um rico viajante. Os personagens em O Cravo e a Rosa caíram nas mãos de Adriana Esteves e Eduardo Moscovis.

Assim como o folhetim reexibido na Globo, a conhecida obra do dramaturgo inglês retrata cenas sobre casamento, a guerra dos sexos e conquistas amorosas.

Reprodução / Internet
Richard Burton e Elizabeth Taylor em A Megera Domada (foto: Reprodução / Internet)

O Cravo e a Rosa é remake de O Machão

Apesar de A Megera Domada ser a principal fonte de Walcyr para escrever o sucesso global de 21 anos atrás, houve ainda outra obra que lhe rendeu muitas inspirações. Trata-se da novela O Machão, exibida na TV Tupi entre 1974 e 1975.

O Machão é um folhetim de Sérgio Jockyman, tendo sido protagonizado por Antônio Fagundes e Maria Isabel de Lizandra.

Reprodução / Internet
Antônio Fagundes e Maria Isabel de Lizandra em O Machão (Reprodução) (foto: Reprodução / Internet)

A dinâmica do casal principal de O Machão é bem semelhante da novela de Carrasco, uma vez que conta com as mesmas referências.

Lembrando que esta telenovela foi adaptada de uma outra, A Indomável, de Ivani Ribeiro, transmitida pela TV Excelsior e também 'sugada' de A Megera Domada.

Elenco de O Machão

Em O Cravo e a Rosa, o ator Eduardo Moscovis é quem dá a vida a Petruchio. Já em O Machão, Antonio Fagundes é o protagonista. Do lado feminino, na novela antiga foi a já falecida Maria Isabel de Lizandra, e na dos anos 2000 foi Adriana Esteves.

Reprodução / Internet
Protagonistas de O Cravo e a Rosa e de O Machão, novela de 1974 (Divulgação) (foto: Reprodução / Internet)

Além dos protagonistas, a maioria dos personagens que compõem a trama de Walcyr Carrasco esteve também no folhetim de Ivani Ribeiro.

Irene Ravache interpretou a 'fogosa' Dinorá e João José Pompeo o enganado Cornélio. Já na versão atual os papéis são de Maria Padilha e Ney Latorraca. Já o personagem de Rodrigo Faro, Heitor, foi vivido por Jacques Lagôa, que era chamado de Heitorzinho.

Rogério Márcico foi o banqueiro Batista, papel que é de Luís Mello em O Cravo e a Rosa. E a atriz Lisa Vieira viveu a doce Bianca, personagem de Leandra Leal na trama reprisada hoje em dia.

Abrahão Farc, em 1974, fez o roceiro Calixto, papel de Pedro Paulo Rangel na novela mais recente. Enquanto Etty Fraser fez Mimosa, personagem revivida por Suely Franco.

Reprodução / Internet
Elenco de O Machão (Reprodução) (foto: Reprodução / Internet)

Veja outros atores e personagens do elenco de O Machão:

Flávio Galvão - Edmundo
Clarisse Abujamra - Santuza
Cleyde Ruth - Candinha
Edgard Franco - Celso
John Herbert - Mário Maluco
Roberto Bolant - Inácio
Elias Gleizer - Comendador Stromboli
Liana Duval - Lulu Abrantes
Walderez de Barros - Serafina
Riva Nimitz - Rosa
Yara Lins - Dona Josefa
Marcos Plonka - Fritz
Older Cazarré - Cizânio
Ruthinéa de Moraes - Leonor
Tereza Sodré - Jandira
Clenira Michel - Zozó (Zoraida)
Henrique César - Rachid
Chico Martins - Armando
Paulo Hesse - Dr. Valcourt
Felipe Levy - Dr. Osvaldo
Nicole Puzzi - Aretuza
Odair Toledo - Buscapé
Indianara Gomes - Lúcia

Reprodução / Internet
Parte do elenco de O Machão (foto: Reprodução / Internet)

O canal do Observatório da TV publicou recentemente um vídeo sobre novelas que são remakes, mas você provavelmente não sabe, assim como O Cravo e a Rosa.

Leia outros textos desta colunista.

Este post Saiba quem viveu Petruchio e Catarina na primeira versão de O Cravo e a Rosa foi publicado primeiro no Observatório da TV.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV