No dia mundial do câncer, internautas repercutem cena de Laços de Família

Personagem de Carolina Dieckmann descobre que tem leucemia e tem que raspar a cabeça para começar o tratamento

Ana Raquel Lelles* 04/02/2021 21:16
Reprodução
A trama chamou a atenção para o tratamento de câncer e a seriedade da doença (foto: Reprodução)
O dia 4 de fevereiro marca uma data de conscientização e luta: o Dia Mundial do Câncer. Como uma forma de fazer a sociedade discutir a doença, os internautas repercutiram nas redes sociais, nesta quinta-feira (04/02), cenas da novela Laços de Família (2000) em que a personagem Camila (Carolina Dieckmann) descobre que tem leucemia.

A trama chamou a atenção para o tratamento de câncer e a seriedade da doença. Além disso, a cena em que Camila raspa a cabeça para começar o tratamento da leucemia ficou marcado na televisão brasileira.

A telenovela, escrita por Manoel Carlos, está sendo reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo”, quadro da TV Globo, durante as tardes de segunda a sexta. “Laços de Família” conta a história de Helena (Vera Fischer), uma empresária de 45 anos, e sua filha, Camila. As duas se envolvem em um triângulo amoroso com o médico Edu, de 25 anos. 

Camila se casa com Edu e engravida do médico, porém, com a leucemia, perde o bebê. Assim que foi ao médico, a personagem de Carolina Dieckmann recebe o diagnóstico do câncer. Helena e Edu ficam desesperados e protagonizam momentos marcantes. 

A cena em questão passou na tarde desta quinta-feira na rede Globo e repercutiu nas redes sociais. A #Lacosdefamilia e a frase “Love by Grace”, música tema da personagem Camila, ficaram nos Topic Trendings do Twitter. Veja alguns comentários: 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  

Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer foi criado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2000, com o intuito de colocar o assunto como pauta na sociedade e ajudar a controlar a doença.

“A data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano”, afirma o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
 
Dessa forma, os casos da doença podem diminuir com o diagnóstico precoce e a conscientização do que é o câncer. Além do dia 4 de  fevereiro, o tema também é debatido em outras datas, como: o Dia Mundial do Combate ao Câncer (08/04) e o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27/11).
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira  

MAIS SOBRE SERIES-E-TV