A gigante do streaming Disney+ estreia hoje no Brasil

Plataforma disponibiliza para os brasileiros 7,5 mil conteúdos, além de novidades em parceria com a Marvel. Plano anual custa R$ 279,90

Estadão Conteúdo 17/11/2020 04:00
Marvel/reprodução
Elizabeth Olsen e Paul Bettany em WandaVision, produto da Marvel desenvolvido para 'dialogar' com a Disney (foto: Marvel/reprodução)

A plataforma de streaming Disney+ chega ao Brasil nesta terça-feira (17), oferecendo todo o catálogo da Disney, Marvel, Pixar, Star Wars e National Geographic, além de produções originais, totalizando cerca de 7,5 mil conteúdos, entre episódios de séries, filmes, documentários e curta-metragens, que podem ser baixados em até 10 dispositivos.

A gigante do entretenimento, agora disponível nos países da América Latina, luta para se consolidar em escala global – até o fim de setembro, somava 73 milhões de assinantes em 29 países.

“Na América Latina, o Brasil é reconhecido como o mercado que mais tem optado por streaming e por digital da maneira mais rápida. O marco de negócios é fantástico, o consumidor curte”, afirma Hernán Estrada, presidente da Disney no país. “O Brasil é prioritário no mundo inteiro, mesmo com a importância que a TV aberta tem por aqui”, diz.

De acordo com o CEO, a empresa faz aposta agressiva em termos de mudanças, modelo de negócios e plataformas. “Isso tudo acontece como resposta a comportamentos dos consumidores.”

''O Brasil é prioritário no mundo inteiro, mesmo com a importância que a TV aberta tem por aqui''

Hernán Estrada, presidente da Disney no Brasil


MERCADO

Questionado sobre como espera que os brasileiros se comportem – acumulando assinaturas de diferentes serviços, por exemplo –, Estrada diz todos os concorrentes procuram esta resposta. “O mercado ainda está em formação. Muitos jogadores entram, as audiências descobrem e os comportamentos mudam.”

Kevin Feige, presidente do Marvel Studios, está empolgado com estreia da Disney no país. “O Brasil tem os melhores fãs do mundo, e especificamente os melhores fãs da Marvel do mundo”, afirma.

Todos os 23 longas produzidos pela Marvel nos últimos 10 anos estarão disponíveis a partir desta terça-feira, divididos por fase e ordem de lançamento. “Uma das coisas legais neste ano difícil foi que muita gente me disse ter passado tempo vendo filmes que não tinha visto ainda. Amo quando transformamos fãs casuais em fãs hardcore. A Disney é o lugar perfeito para isso.”

A pandemia fez com que pela primeira vez não houvesse lançamentos com a assinatura Marvel nos cinemas, com exceção de 2009. A companhia também deixou para 2021 a estreia das séries feitas especialmente para a Disney .

Feige se diz entusiasmado de supervisionar também as séries de televisão – programas como Agentes da S.H.I.E.L.D e Demolidor eram feitos pela Marvel TV para canais como a ABC americana Unidos ou para a Netflix.

“Tudo aconteceu na hora perfeita. Estávamos terminando o que chamamos agora de Saga do infinito, com Vingadores: Guerra infinita e indo para Ultimato, quando a Disney nos disse que iam lançar o streaming. Foi empolgante exercitar nossa criatividade num novo meio e num novo formato.”

Com isso, as séries agora fazem parte do mesmo universo e estão conectadas aos filmes – vai ser preciso ver os programas no Disney para entender a narrativa contínua dos longas. As três primeiras – WandaVision, Falcão e Soldado Invernal e Loki – ocorrem depois dos eventos de Vingadores: Ultimato. No caso de Loki (Tom Hiddleston), reencontramos o levado e amado irmão de Thor logo depois de ele pegar o Tesseract e desaparecer em Ultimato.

Outros personagens que vão estrelar séries do Disney , como Ms. Marvel, She-Hulk e Cavaleiro da Lua, podem futuramente aparecer no cinema. “Pela primeira vez, de forma bem direta e conectada, as histórias vão se entrelaçar entre o Disney e os filmes", reforça Feige.

A série WandaVision – uma espécie de sitcom com Wanda Maximoff, conhecida como Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), e Visão (Paul Bettany) – será lançada em janeiro. O trailer provocou reações de surpresa com o formato de sitcom, com cenas em preto e branco. “Acho que é isso que mantém a originalidade, não saber o que esperar”, diz Feige.

“A série é tão doida quanto o trailer”, concorda Paul Bettany. “Filmamos na frente da plateia. A história vai percorrendo as décadas, ficando mais complexa, como um quebra-cabeças que você precisa resolver para descobrir o que de fato está acontecendo nessa cidade, com esse casal. Mal posso esperar para as pessoas verem”, comenta o ator.


EXPANSÃO

A Disney representa uma expansão do universo Marvel, com experimentação de formatos e a chance de explorar melhor os atores e os personagens.

“Podemos exibir o talento de Paul Bettany e Elizabeth Olsen em cada episódio. Conhecemos os personagens há anos, mas eles nunca tiveram chance de ter suas próprias tramas”, observa Feige. “E isso vale para Falcão, Soldado Invernal e para o amado Loki.” (Estadão Conteúdo)

DISNEY
A plataforma estreia nesta terça (17) no Brasil. Assinatura: R$ 27,90 (mensal) e 
R$ 279,90 (plano anual). Teste disponível gratuitamente por sete dias.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV