Com Nicole Kidman e Hugh Grant, série The undoing estreia hoje na HBO

Produção rodada em Nova York acompanha um casamento abalado pelo assassinato de uma jovem latina

Mariana Peixoto 25/10/2020 09:50
HBO/Divulgação
Nicole Kidman e Hugh Grant protagonizam The undoing (foto: HBO/Divulgação)
Grace Fraser leva a vida dos sonhos. Terapeuta do Upper East Side, o lado dos endinheirados de Nova York, trata basicamente de pacientes com problemas de relacionamento e autoestima.
 
Questões que nunca foram problema para ela, em um casamento amoroso e nada
entediante com o oncologista pediátrico Jonathan Fraser. Completando o quadro de
felicidade, tem um pai compreensivo e um filho adolescente que frequenta uma escola
particular seletíssima e toca violino.
 
Nada poderia estar errado. Mas está, e muito, só que Grace nunca percebeu. The undoing,minissérie em seis episódios que estreia neste domingo (28), é daquelas produções da HBO que não têm sequer um fio solto. Muitos vão compará-la com outra série da mesma emissora, Big little lies (2017-2019), também um drama familiar sobre ricos com um assassinato como mote para explicitar as intrincadas relações interpessoais.
 
HBO/Divulgação
Atriz é a terapeuta Grace Fraser na série (foto: HBO/Divulgação)
Tal como a produção anterior, é protagonizado por Nicole Kidman e criado por David E. Kelley. Só que o clima aqui é menos irônico e mais dramático, denso até. Adaptação do romance You should have known, de Jean Hanff Korelitz (inédito no Brasil), é uma trama que enfoca desigualdades sociais, abuso sexual, privilégios. E com uma reviravolta impactante. Ou seja, o que menos se souber da série, melhor.
 
O que dá para dizer sem entregar muito é que o mundo de Grace (Kidman) vem abaixo após o assassinato de Elena Alves (Matilda De Angelis). Um momento aparentemente inocente de mal-estar social é a deixa para a catástrofe. Em uma reunião do comitê de arrecadação de fundos da escola, Elena, a mãe pouco conhecida de um dos poucos alunos hispânicos (e bolsistas) chega com seu bebê.
 
Embora nenhum homem esteja presente, ela causa nojo generalizado quando começa a
amamentar, expondo calmamente os seios. Na festa em si, causa mais inquietação com sua sexualidade latente. No dia seguinte seu corpo é encontrado com o rosto desfigurado.
 
Dividindo o protagonismo da série com Nicole, Hugh Grant interpreta o marido, Jonathan;
Donald Sutherland o pai da personagem, Franklin Reinhardt e Noah Jupe, Henry, o filho. A dinamarquesa Susanne Bier, egressa do movimento Dogma 95, que antes de partir para os EUA realizou grandes dramas familiares (Corações livres, Irmãos, Depois do casamento) dirigiu todos os episódios.
 
A tensão é sempre crescente, mas nunca óbvia. São detalhes que chegam aos poucos (atenção para as mãos dos personagens), e vão dominando a narrativa. A própria Nova York é outra personagem da trama, com destaque para a arquitetura dos prédios históricos e o Central Park, cenário constante da série.

HBO/Divulgação
Imael Cruz Cordova é Fernando Alves, imigrante latino cujo mulher é morta (foto: HBO/Divulgação)
Interpretando Fernando Alves, o marido de Elena, o ator porto-riquenho Ismael Cruz Cordova viu em The undoing a chance de fazer um personagem fora do padrão. Na entrevista a seguir, concedida da Nova Zelândia, onde roda a série O senhor dos anéis, Cordova falou sobre as relações que a produção desperta. “Um casamento é muito mais do que a relação entre duas pessoas. Além disto, a série mostra o que o poder pode ou não fazer com cada um.”
 
O que você te chamou mais a atenção em seu personagem, Fernando Alves?
A paternidade nem sempre é bem explorada nas séries. Temos constantemente grandes
exemplos de mães e da devoção por seus filhos, mas não costumamos ver tal
comprometimento com personagens masculinos. E em Fernando você consegue ver o fogo de um pai. O que para mim foi muito importante, já que como ator latino geralmente interpreto papéis mais agressivos e menos emocionais.
 
Você trabalhou com um time dos sonhos. Além de Nicole Kidman, Hugh Grant e Donald Sutherland, atua numa série dirigida pela cineasta Susanne Bier. Fez toda a diferença?
A Susanne é um exemplo de determinação e disciplina. Ela sabia exatamente o que queria,
tanto que eu sabia, desde o início, que estava em boas mãos. É uma série que exige muito do ator, pois você tem que sustentar diferentes situações muito emocionais. Às vezes tem que ser forte, noutras demonstrar vulnerabilidade. A maneira como ela guia o elenco no set te faz estar sempre protegido. Sou um grande fã da Nicole, e não fiquei decepcionado. O tratamento foi de ator para ator, não de celebridade. O mesmo com Hugh e Donald. Lembro que no primeiro dia que fui contracenar com ela estava muito nervoso. Não consegui dormir.
 
The undoing é um drama familiar, protagonizado por Nicole Kidman e escritor por David E. Kelley, que também estiveram em Big little lies, sucesso recente da HBO. O que há em comum entre as duas produções?
Quando soube que era David E. Kelley o autor da série eu nem precisei lei o roteiro para
aceitar. O que se pode comparar é a complexidade dos personagens. A história sempre vai
mais fundo. Assim como em Big little lies, todo mundo pode ser bom e ser ruim. Mas só pode ser comparável neste sentido.
 
Você é um ator latino que vive nos Estados Unidos. O que significa isto nos dias de hoje?
E há ainda diferenças neste grupo, pois há os atores latinos e os atores latinos afrodescendentes. Sempre foi uma luta para conseguir papéis que não são estereotipados. Se você tem sotaque, vai conseguir papéis como serviçal ou integrante de gangue, muitas vezes em situações em que não se pode explorar muito a interpretação. Venho de uma família de serviçais, o que é nobre, mas em geral tais personagens não têm muita humanidade nas produções. As coisas começaram a mudar, ainda que devagar. Sou latino, mas já fiz um músico renascentista (no filme Duas rainhas, de 2018), um super agente da CIA (na série Operação Berlim, de 2018-2019) e agora estou fazendo O senhor dos anéis. Estamos revolucionando este mundo.

Falando sobre O senhor dos anéis, como está a vida na Nova Zelândia?
Vim a primeira vez em novembro de 2019. Começamos as preparações em janeiro e depois de três meses treinando, um dia antes do início das gravações a pandemia começou. Fechou tudo, tive voltar para Los Angeles. Quando retornei para a Nova Zelândia, fiz uma quarentena de 14 dias trancado em um quarto e depois voltei a treinar, tanto a parte física quanto dialeto.
 
THE UNDOING
Minissérie em seis episódios. Estreia neste domingo (25), às 22h, na HBO e HBO Go

MAIS SOBRE SERIES-E-TV