Conheça Biel, o mineiro que vai disputar o 'Bake Off Brasil'

Confeiteiro de BH cria bolos inspirados em personagens famosos. Um deles foi parar no Instagram de Rodrigo de La Serna, ator de 'La Casa de Papel'. Nova temporada do reality começa neste sábado

Frederico Gandra* 15/08/2020 04:00
Jeniffer Costa/divulgação
Biel Santos diz que pretende ser "o Léo Paixão da confeitaria mineira" (foto: Jeniffer Costa/divulgação)
Biel Santos será o representante mineiro na sexta temporada do reality show Bake Off Brasil: Mão na massa, que estreia neste sábado (15) à noite, no SBT/Alterosa. Dezesseis confeiteiros amadores serão avaliados pelos chefs Olivier Anquier e Beca Milano. “Quero que Minas seja a capital mais doce do Brasil”, diz o cozinheiro Biel, de 33 anos. De acordo com ele, a participação no programa pode trazer oportunidades para sua carreira e popularizar a confeitaria no estado.

O gosto pela cozinha é influência da mãe, Maria das Graças Duarte, apaixonada por doces. Com formação em publicidade e artes cênicas, Gabriel Santos começou a atuar profissionalmente no ramo gastronômico em 2014, ao lado da sócia Dayane Santos. Os dois criaram a Bolim Bolão Cakes, em Belo Horizonte. Com atendimento on-line, a confeitaria aposta em receitas personalizadas.

“Não tenho curso de gastronomia, fui aprendendo tudo sozinho. A gente criou técnicas próprias e isso começou a chamar a atenção da galera na internet”, conta Biel.



PERSONAGENS

 
Inspirada em séries e filmes, a dupla já produziu bolos para aniversários e casamentos com formato dos personagens Thanos (Vingadores), Pennywise (A coisa), Pikachu (Pokemon), Gênio da Lâmpada (Aladim) e Super-Homem. “A gente transforma sonhos em bolo. Alguns deles giram, acendem, rodam e dão aquele efeito especial. Mas não adianta ser bonito, precisa ser gostoso também”, avisa Biel.

A página da Bolim Bolão Cakes, com 39 mil seguidores no Instagram, atrai a atenção de famosos. O ator argentino Rodrigo de La Serna compartilhou, nas redes sociais, a foto do bolo que Biel criou para comemorar seu próprio aniversário, inspirado na série La Casa de Papel, da qual é fã. Rodrigo faz o papel de Palermo na produção espanhola. A Netflix também divulgou a imagem. “Foi muito emocionante”, conta o mineiro.

A Bolim Bolão já criou bolos para festas de Daniela Mercury, Anavitória, César Menotti e da banda Rosa de Saron. “É um mercado muito disputado. Sai na frente quem apresenta um diferencial”, comenta o confeiteiro.

Desde 2017, Biel oferece cursos de bolo esculpido, bolo pop, doces personalizados e pirulitos de cristal, entre outros. “Como estava apresentando algo novo, as pessoas quiseram aprender”, diz. Durante o isolamento social imposto pela pandemia, as aulas passaram a ser on-line, atraindo até alunos de outros países, como Estados Unidos, México e Porto Rico. Biel e a sócia tiveram até de aprender espanhol para se comunicar com alguns deles.

Ao comentar o boom de programas gastronômicos na TV, o mineiro diz que participar do Bake Off Brasil era sua meta. “Ganhei o planeta”, afirma, referindo-se ao dia em que recebeu a chamada de vídeo da apresentadora Nadja Haddad anunciando que ele estava selecionado para o reality. Nadja exibia um avental estampado com o nome dele.

A sexta temporada de Bake Off Brasil: Mão na massa é cercada de cuidados. Submetidos ao teste da COVID-19, os 16 participantes passaram 14 dias isolados num hotel paulistano. Durante as gravações, que começaram em julho, todos usaram máscaras e luvas.

RIGOR 


Biel se surpreendeu com a dificuldade das provas e o rigor dos jurados. “Bolo que faço em oito horas, lá eu faço em duas. Não é de Deus não”, revela, aos risos. Segundo ele, a performance no reality não se limita a técnicas culinárias, exigindo também controle emocional. “É bem complicado. Como pessoa, está sendo um crescimento e tanto para mim”, diz.

O cozinheiro sonha em ganhar visibilidade e crescer profissionalmente. “Quero ser o Léo Paixão da confeitaria mineira”, afirma. Assim como o chef belo-horizontino do reality Mestre do sabor (Globo), Biel deseja se tornar apresentador ou jurado de programas de TV.

Outro projeto é divulgar a confeitaria em Minas Gerais, especialidade pouco valorizada por aqui, segundo ele. “As pessoas conhecem Minas mais por pratos salgados e pelas comidas de boteco. Quero abrir as portas porque o nosso estado está cheio de confeiteiros excelentes”, conclui.

* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria

BAKE OFF BRASIL: MÃO NA MASSA
Sexta temporada
Estreia neste sábado (15), às 22h30
SBT/Alterosa

BIEL ON-LINE
Instagram: @bielbakeoff6 e @bolimbolaocakes

MAIS SOBRE SERIES-E-TV