Regina Duarte encerra contrato com TV Globo para assumir Secretaria Especial de Cultura

Atriz foi convidada para assumir a pasta no dia 17 de janeiro. Ela entra no lugar de Roberto Alvim, demitido por Bolsonaro após fazer um vídeo parafraseando Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista

Ana Mendonça* 28/02/2020 15:04
Sergio Lima/AFP
(foto: Sergio Lima/AFP)
A TV Globo encerrou sua relação contratual de mais de 50 anos com a atriz Regina Duarte. A futura secretária Especial de Cultura deve tomar posse na próxima quarta-feira (4/03). A previsão foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência. 

Por meio de um comunicado divulgado nesta sexta-feira, a emissora informou que a iniciativa deve-se à decisão da artista de assumir a Secretaria Especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro. Os termos da saída foram feitos em comum acordo.

"Deixar a TV Globo é como deixar a casa paterna. Aqui recebi carinho, ensinamentos e tive a oportunidade de interpretar personagens extraordinárias, reveladoras do DNA da mulher brasileira. Por mais de 50 anos sinto que pude viver, com a grande maioria do povo brasileiro, um caso de amor que, agora sei, é para sempre", declarou Regina.

A atriz foi convidada para assumir a pasta no dia 17 de janeiro. Ela entra no lugar de Roberto Alvim, demitido por Bolsonaro após fazer um vídeo parafraseando Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista. 

Regina na Globo


A atriz estreou na tela da emissora em 1969, na novela “Véu de Noiva”. Desde então, Regina fez papeis marcantes da teledramaturgia brasileira e por isso, acabou ganhando o apelido “Namoradinha do Brasil. 

Entre seus personagens mais famosos estão a artista plástica Simone em “Selva de Pedra” de 1972, Viúva Porcina que vivia fazendo altas confusões com  o fazendeiro Sinhozinho Malta (''Tô certo ou tô errado?!''), interpretado por Lima Duarte em "Roque Santeiro" (1985) , um dos maiores sucessos de audiência da casa.


Outra atuação marcante de Regina foi Rachel Acioly de "Vale Tudo" (1988). A atriz conquistou também, por três vezes , o papel mais emblemático da obra de Manoel Carlos. Regina foi Helena em "História de Amor" (1995); "Por Amor" (1997); e "Páginas da Vida" (2006). 

Ao todo, Regina Duarte fez 31 novelas, oito casos especiais e centenas de episódios em séries e minisséries na Globo.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.    

MAIS SOBRE SERIES-E-TV