M. Night Shyamalan ingressa no mundo das séries com 'Servant'

O aclamado diretor do filme 'O sexto sentido' é uma das apostas da Apple TV%2b na briga pelo milionário mercado do streaming

Estado de Minas 29/11/2019 06:00
Apple TV /divulgação
Toby Kebell e Lauren Ambrose interpretam o casal às voltas com a perda do filho (foto: Apple TV /divulgação)

Com a série Servant, M. Night Shyamalan, diretor do aclamado filme O sexto sentido, traz sua estética misteriosa para a Apple TV+. Os três primeiros episódios estão em cartaz – apenas 10 foram filmados até agora. Os outros sete chegarão à plataforma até 17 de janeiro.

Enquanto a Apple TV tenta entrar no mercado de streaming dominado pela oferta abundante da Netflix e do Disney , Shyamalan planeja se destacar com seu estilo peculiar. “Agora há conteúdo em todo lugar. Então, como se diferenciar? Estou apostando no 'não espetáculo' como forma de tornar os ingredientes (da trama) excelentes”, afirma o cineasta.
Shyamalan se apresenta como um artista da imagem, como demonstrou em O sexto sentido. “Foi por isso que movi a câmera naquela velocidade, naquele momento, naquela iluminação, naquele ângulo. Foi tudo pensado e você sente isso. Quando você vê 500 séries, mas uma tem esse tipo de integridade, você para”, observa.

Servant foi roteirizada pelo britânico Tony Basgallop, que escreve para a TV. A série traz músicas de suspense, marca registrada do diretor, iluminação escura e atmosfera sufocante. A trama se concentra em um casal, Dorothy (Lauren Ambrose) e Sean (Toby Kebbell), que luta para lidar com a morte de seu bebê.

A mãe entra em negação, cuida de um boneco como se fosse o filho. Surge Leanne (Nell Tiger Free), que havia sido contratada como babá e agora se junta a Dorothy nessa espécie de delírio. O suspense aumenta lentamente, e o espectador é atraído pela tensão vivida por personagens perturbadores. Porém, nada é o que parece.

“É muito misterioso”, diz o ator Rupert Grint, outro destaque do elenco, que interpreta o irmão de Dorothy. Todo mundo conhece esse ruivo – agora adulto –, famoso por seu papel como Ron Weasley em Harry Potter.

A trama de Servant se passa dentro de uma casa na Filadélfia, onde Shyamalan, nascido na Índia, foi criado. “Parece um palco, e não um cenário”, comenta o ator Toby Kebbell.

“Gostamos de contar histórias um pouco desconfortáveis, que não escolhem a opção mais fácil o tempo todo”, avisa o roteirista Basgallop. “Há algo mais sombrio. Estamos realmente falando de algum trauma humano que está por trás daquilo tudo”, conclui Shyamalan.

SERVANT
• Apple TV
• Primeira temporada
• 10 episódios serão disponibilizados até 17 de janeiro

MAIS SOBRE SERIES-E-TV