Entenda a história de 'O tempo não para', nova novela da Globo

'O tempo não para' conta a saga da família Sabino Machado, que viveu congelada por 132 anos. Diferenças entre os séculos 19 e 21 causarão estranhamento e também momentos divertidos

por Estado de Minas 30/07/2018 20:00
Globo/Divulgação
(foto: Globo/Divulgação )

A família Sabino Machado vai se deparar com um mundo repleto de novidades ao despertar no ano de 2018 em O tempo não para, nova novela das 19h da Globo, que estreia na próxima terça-feira, dia 31. Congelados por 132 anos, Dom Sabino (Edson Celulari), Dona Agustina (Rosi Campos), Marocas (Juliana Paiva), as gêmeas Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Nathalia Rodrigues), além dos agregados, vão se surpreender com as mudanças que perderam por conta de um acidente de navio em 1886. A partir daí, as diferenças culturais entre os séculos causarão estranhamento e também momentos divertidos

“É uma comédia realista de uma família que vive no século 19. E, por um acidente que ocorre na viagem, eles são congelados num iceberg. Então, o bloco de gelo se desloca para a costa brasileira, eles chegam aos dias de hoje e vão enfrentar essa diferença de 132 anos. É uma história interessante. O Mário Teixeira (autor) foi muito feliz na abordagem desse tema”, acredita Edson Celulari.

Na trama, Marocas será a primeira pessoa da família a acordar após se desprender do iceberg. Samuca (Nicolas Prattes), que estará surfando na hora, verá a cena e a socorrerá. Então, os dois vão acabar numa ilha e lá terão o primeiro contato. O jovem empresário ficará completamente encantado pela moça que, por sua vez, se escandalizará com a forma como ele estará vestido. Entretanto, aos poucos, ele conquistará sua confiança.

“O tempo não para conta uma história de amor entre duas pessoas de séculos diferentes. Marocas veio do final do século 19 e o Samuca, dos dias atuais. No fundo, eles são muito parecidos: sonham em mudar o mundo, cada qual a seu modo. Por isso, vão se completar”, diz Mário Teixeira.

Samuca ergueu a holding SamVita, que se tornou referência mundial em sustentabilidade, ao lado da mãe, Carmen (Christiane Torloni), e da namorada, Betina (Cleo). Além disso, o rapaz construiu a Fundação Vita, que é focada em reciclagem. Por conta da proximidade com Marocas, o empresário sofrerá ataques velados de Amadeu (Luiz Fernando Guimarães), que deseja ter poder sobre os “congelados” e seus segredos.

“O Samuca é um visionário. É um cara humanista, que tem um senso de justiça exacerbado e muito maduro para a idade dele. Um cara de 24 anos que é dono de um império e cria isso não é bobo. Ele tem a faculdade da vida”, afirma Nicolas Prattes.

VILANIAS

Apesar de a paixão por Marocas ser praticamente instantânea, Samuca deverá percorrer um longo caminho para ficar com a amada. Fora todas as questões temporais entre eles, Betina também será uma pedra em seu sapato. Até então, a noiva não se conformará com o fim do relacionamento.

“Ainda não gravei com a Cleo um embate muito direto. Ela só me viu desacordada e já veio no meu ouvido falando um monte de coisa. Mas acho que vai ser divertido. Fazer vilã deve ser muito legal. Ainda não experimentei, mas acho que você tem uma liberdade. Estou louca pra trocar com ela”, brinca Juliana Paiva. (Estadão Conteúdo)

QUEM É QUEM

Principais personagens de O tempo não para


» Maria Marcolina/Marocas (Juliana Paiva) – Divertida, inteligente, curiosa e corajosa. É filha de Dom Sabino (Edson Celulari) e Agustina (Rosi Campos) e irmã de Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Nathalia Rodrigues). Foi criada por Dom Sabino para ser independente, desde que isso não entre em choque com as convenções da época. Vai se adaptar rapidamente ao século 21, exceto no que se refere ao amor.

» Dom Sabino (Edson Celulari) – Empresário vitorioso do Brasil Imperial, é descendente de bandeirantes, um homem íntegro e zeloso. Marido de Dona Agustina, pai de Marocas, Nico e Kiki. Trata os escravos e os agregados com respeito. Sentirá dificuldade em se adaptar ao século 21.

» Dona Agustina (Rosi Campos) – Uma crédula dona de casa e mãe de família do século 19. É esposa de Dom Sabino e mãe de Marocas, Nico e Kiki. Crê em Deus e nos mistérios da fé. Leva a família, principalmente o marido, com mão de ferro. Terá grande resistência em aceitar os novos modos do século 21.

» Samuel/Samuca (Nicolas Prattes) – Curioso, visionário, humanista e engajado em causas sociais. Nunca estudou formalmente ou teve emprego fixo, mas sua inquietude e inteligência intuitiva o transformaram em um dos maiores e mais jovens empresários do país. É filho de Carmen (Christiane Torloni) e namorada Betina (Cleo). É o primeiro a encontrar “os congelados”, no Guarujá, e ficará perplexo e fascinado ao ver Marocas.

» Carmen (Christiane Torloni) – Mãe de Samuca, o criou sozinha desde que o marido a abandonou. Inteligente, independente e cheia de energia, é uma das sócias da SamVita. Vai virar a cabeça de Dom Sabino, que nunca viu uma mulher como ela. Tem um relacionamento com seu personal trainer, Laércio (Micael), que na verdade só pensa em se dar bem às custas dela.

» Betina (Cleo) – Noiva de Samuca. Bonita, forte, independente, é sócia na SamVita. Sempre coloca a razão acima da emoção, menos quando se trata do noivo. Logo percebe o interesse de Samuca por Marocas e não vai aceitar perdê-lo para a “bela adormecida”, como a chama. Vai se aproximar de Emílio (João Baldasserini) para conseguir alcançar seus objetivos.

» Eliseu (Milton Gonçalves) – Honesto e batalhado, jamais perde a esperança. Catador de material reciclável, ele puxa carroça pelas ruas, de onde tira o seu sustento. Orgulha-se muito de suas origens, mas tem grande decepção com o filho primogênito, Barão (Rui Ricardo Dias), que entrou para a vida do crime, e o caçula Laércio/Lalá (Micael), que também não se esforça para crescer na vida de maneira honrada. Cuida de Paulina (Carol Macedo), filha de Barão, como se fosse sua própria filha. Será o grande amigo de Dom Sabino  no século 21.

» Amadeu Barone (Luiz Fernando Guimarães) – O grande vilão da novela. Viúvo sem filhos, um homem bilionário e solitário que tem a saúde frágil e verá nos “congelados” o segredo da vida eterna. Para ter poder sobre os “congelados” e seus segredos, Amadeu inicia uma guerra velada contra Samuca.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV