Família animada e visionária, Os Simpsons estreia nesta segunda sua 29ª temporada no Brasil

Episódios de Os Simpsons, considerada a mais longeva série de animação da TV americana, refletem o que se passa no mundo. Roteiristas são famosos por 'prever' acontecimentos

20/05/2018 12:49
Fotos: Fox/Divulgação
Homer e Marge, com os filhos Lisa, a bebê Maggie e Bart: atração já está com a 30ª temporada confirmada (foto: Fotos: Fox/Divulgação)

A série Os Simpsons, a mais longeva de animação da história da TV americana, vencedora de mais de 30 prêmios Emmy, chega à sua 29ª temporada no Brasil, amanhã, às 22h, na Fox. Nos Estados Unidos, essa edição está no ar desde outubro de 2017.

Um dos segredos do sucesso da produção mora no fato de seu criador, o americano Matt Groening, ter se inspirado na típica família de classe média do meio Oeste americano (e que pode muito bem ser comparada a uma família brasileira da mesma classe social) para criar as situações dos seus 636 episódios, número recorde para os padrões dos EUA, e que irá se estender, já que a atração foi renovada até a 30ª temporada. Os diálogos, as situações inusitadas e as participações especialíssimas de celebridades mundiais (de Paul McCartney a Ronaldo, o Fenômeno) também ajudam a fidelizar o espectador não só nos EUA, mas também nos mais de 100 países onde a série é veiculada.

“Quando criei a atração, certamente, não esperava que durasse tanto tempo. Foi um experimento e eles (da Fox) nos permitiram fazer praticamente tudo o que queríamos”, disse Groening, em recente entrevista sobre a longevidade da série para o jornal americano USA Today.

A família, formada pelo casal Homer e Marge e seus filhos Bart (um garoto rebelde de cerca de 10 anos), Lisa (uma garota de 8 anos com inteligência muito acima da média e apaixonada por saxofone) e a bebê Maggie, vivencia, na pequena cidade fictícia de Springfield e também em suas viagens (inclusive ao Brasil), histórias que refletem, muitas vezes, o que se passa no mundo. Seus roteiristas, sempre atentos, são famosos por também prever acontecimentos, como a eleição para presidente dos EUA vencida por Donald Trump.

DINÂMICA

Ao longo dos 21 episódios desta nova temporada, os Simpsons irão a New Orleans, Homer irá se canibalizar para não passar fome, Marge é eleita prefeita de Springfield e Lisa será cortejada por músicos bem mais velhos do que ela. Tudo dentro da “dinâmica Simpsons”.

“A série é um fórum de ideias focadas em comédia, com sofisticadas referências à literatura e ao cinema, mas também com os gags clássicos dos desenhos animados”, afirmou Groening ao USA Today. (Estadão Conteúdo)

OS SIMPSONS
. Estreia: amanhã, às 22h
. Episódios: 21
. Canal Fox


Maratona e memes

Uma maratona de 28 horas dos episódios mais icônicos de Os Simpsons antecede a estreia da série amanhã. A exibição começa às 18h deste domingo, na Fox. Os fãs da atração poderão participar do festival de memes, o Memfest. Memes inspirados nos personagens e histórias da série, criados e enviados pelos telespectadores, passarão por triagem e poderão ser exibidos na tela do canal. Para participar, é só postar o meme no Twitter ou nos comentários da publicação sobre o Memefest na página da Fox no Facebook, com a hashtag #ViradaAmarela.


CURIOSIDADES

» A cor amarela da pele das personagens foi escolhida para chamar a atenção de quem estivesse zapeando
os canais de TV.

» Em sua primeira aparição, Sideshow Bob era assistente de palco do palhaço Krusty. Ele só se tornou inimigo declarado do Bart mais tarde, após o personagem acusá-lo para defender Krusty em um mal-entendido.

» A primeira palavra de Maggie na série foi “Papai”, dublada pela atriz Elizabeth Taylor. Aparentemente, Liz Taylor teve que repetir 24 vezes a mesma palavra, pois os produtores consideraram o tom muito sexy para um bebê.

» Um episódio que se tornou tradição desde a segunda temporada da atração – e está presente em todas as temporadas – é o clássico Treehouse of horror, uma coletânea de contos de terror.

» Se o tempo corresse normalmente desde a estreia de Os Simpsons na TV, hoje Bart teria 38 anos.

» Entre os fãs da série, há uma teoria de que Michael Jackson teria dublado a música Happy birthday, Lisa, no episódio Papai muito louco, da terceira temporada, mas essa informação nunca foi confirmada.
Fonte: Fox

MAIS SOBRE SERIES-E-TV