Segunda temporada de 'Jessica Jones' traz a protagonista em crise

Novos episódios estão disponíveis na Netflx e marcam o retorno da única protagonista mulher entre as séries produzidas em parceria com a Marvel

por Breno Pessoa 08/03/2018 10:21

David Giesbrecht/Netflix/Divulgação
A personagem-título lida com a culpa pelo assassinato de Kilgrave. (foto: David Giesbrecht/Netflix/Divulgação)

O Dia Internacional da Mulher foi a simbólica data escolhida pela Netflix para a estreia da segunda temporada de Jessica Jones, com seus 13 episódios disponíveis na plataforma a partir desta quinta-feira (8). Única protagonista mulher entre as séries produzidas em parceria com a Marvel (Demolidor, Luke Cage, Punho de Ferro e Justiceiro), a personagem ganhou destaque pelo conteúdo denso da trama, envolvendo questões sobre relacionamentos abusivos e empoderamento feminino.

 

Até agora uma das melhores coproduções entre a Marvel e Netflix, o primeiro ano da série trouxe um conteúdo maduro e mais pé no chão em relação a outros títulos adaptados dos quadrinhos. Jessica Jones (Krysten Ritter) é uma detetive particular com super poderes que quer andar longe de uma rotina heróica e tenta apenas seguir a vida sem maiores percalços.

 

Os novos episódios dão continuidade aos acontecimentos da temporada anterior, pouco tempo após Jessica matar Kilgrave (David Tennant), um homem capaz de controlar pessoas a partir de sugestões verbais, graças à produção de feromônios produzidos pelo seu corpo. O grande mote do primeiro ano da série foi a metáfora sobre relacionamento abusivo explicitada na forma como o vilão controlou a heroína e a obrigou a fazer coisas contra a vontade, além de empregar violência física e verbal.

 

Embora Kilgrave tenha sido mostrado em materiais promocionais da segunda temporada, o personagem não apareceu nos cinco primeiros episódios liberados para a imprensa. Ainda assim, o vilão é mencionado e a morte dele é um fardo na consciência de Jessica Jones. Atormentada, ela questiona a necessidade do ato e a própria índole. A crise na consciência agrava a já problemática relação com a bebida e o comportamento agressivo da investigadora. Em paralelo, ela também tenta descobrir os responsáveis pelos experimentos a que foi submetida, contra a vontade, na adolescência, e que resultaram nos seus poderes.

 

À vontade no papel, Krysten Ritter segue personificando bem a personagem dos quadrinhos, criada pelo roteirista Brian Michael Bendis. Ainda mais turrona e desbocada, Jessica Jones se sai ainda pior campo do traquejo social, sendo, na maior parte do tempo, desagradável com todos ao redor, inclusive as poucas pessoas realmente próximas, como o assistente Malcolm (Eka Darville) e a irmã adotiva Trish Walker (Rachael Taylor).

 

A produção continua sem seguir a narrativa básica de tramas envolvendo super-heróis. De comportamento às vezes questionável, Jessica Jones é inspiradora de maneira não convencional. Ao contrário de uma personagem como Mulher-Maravilha, cujo senso de justiça e convicção heróica costumam ser inabaláveis, a detetive cria empatia justamente pelo comportamento imperfeito (e crível) e pelos dramas essencialmente humanos.

 

Ainda que questões relacionadas a abusos físicos e psicológicos contra a mulher ainda estejam na pauta, eles deixaram de tema central. A ausência de um grande tema não é problema, até porque a personagem tem carisma e atitude suficientes para segurar o programa. Por outro lado, ao direcionar a trama para uma investigação sobre a origem dos poderes de Jessica Jones e uma conspiração envolvendo outras cobaias super poderosas, a série acaba se aproximando mais de uma história genérica de heróis, ao menos nos primeiros capítulos da primeira temporada.

 

O ritmo lento, não necessariamente arrastado, é mantido. Não é uma série com grandes momentos de ação e, sim, de diálogos. Ainda assim, por mais que trilhe caminhos mais convencionais em termos de história, a atração se sobressai pelo aprofundamento psicológico e melhor desenvolvimento dramático, não só da protagonista como dos coadjuvantes.

 

Abaixo, confira o trailer da nova temporada de Jessica Jones:

 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV