Clécio erra a mão no açúcar de bolo e é eliminado do 'MasterChef'

Na prova de confeitaria os candidatos reproduziram o bolo Dobos, receita da Hungria

por Diário de Pernambuco 25/10/2017 09:19
Band/Reprodução
Mineiro foi eliminado após cometer erro na execução de receita húngara. (foto: Band/Reprodução)
O episódio do MasterChef Profissionais desta terça-feira, 24, uniu gastronomia, teatro e música. Na prova em equipe, os cozinheiros visitaram os bastidores do espetáculo Les Miserables, em São Paulo, e prepararam um menu finger food para 120 convidados.
 
Já na prova de eliminação, mostraram as habilidades com a confeitaria e tiveram que reproduzir um bolo da Hungria chamado Dobos. Clécio errou ao utilizar açúcar granulado no creme de manteiga, que deixou a receita muito doce, e foi o eliminado da noite

O primeiro desafio dos cozinheiros foi preparar um menu degustação para a festa em comemoração as 200 apresentações do musical francês. Eles tinham que criar receitas no conceito finger food - comida que pode comer com as mãos - inspirada na gastronomia francesa.
 
Francisco foi o líder da equipe azul e trabalhou com Irina, Raissa e Clécio. Pablo liderou o time vermelho e cozinhou com Monique, Luby e Ravi. Foram 2h40 para executar a prova. 

Um detalhe que atrapalhou os cozinheiros era que 20 convidados tinham restrições alimentares e eles tiveram que criar alternativas para oferecer. Na avaliação final, a equipe vermelha ganhou com 81 votos contra 39 votos para a azul. ''Decepção pura. Quando a equipe ganha é mérito da equipe. Mas quando perde, é culpa do capitão'', disse Francisco. 

Na prova de eliminação, os cozinheiros tiveram que reproduzir uma sobremesa da Hungria: o bolo Dobos - bolo com camadas de pão de ló intercaladas com creme de chocolate e acabamento com caramelo. Foram duas horas para fazer a receita.
 
Na avaliação, Clécio usou o açúcar granulado ao invés do açúcar impalpável e errou na textura do creme de manteiga, que ficou muito doce. Na avaliação final, as melhores da prova foram Irina e Raissa, mas o bolo de Irina foi o destaque. Os piores ficaram entre Francisco e Clécio. Desde o início do programa os cozinheiros demonstraram muita afinidade e tinham uma relação de cumplicidade. O mineiro Clécio apelidou Francisco de paizão. 

''Ninguém fez um trabalho mal feito. Quem vai sair é quem teve mais defeitos numa receita clássica'', apontou chef Paola Corasella. ''Francisco, é importante saber parar. Você colocou muito mel na base para sustentar o teu bolo. Tem que lembrar que isso pode interferir no sabor. Clécio, gosto da forma como você cozinha. O creme de manteiga tinha uma quantidade gigante de açúcar e o pão de ló estava seco. Com muita tristeza, hoje é teu último dia na cozinha do MasterChef'', anunciou. ''Você alegra essa cozinha'', disse o chef Henrique Fogaça ao se despedir do mineiro. O ''paizão''l evou o Clécio até a porta. 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV