Trótski vira série na Rússia

No mês do centenário da Revolução Russa, a TV local exibirá um seriado biográfico sobre o líder soviético

por AFP 24/10/2017 08:00
Pevry Kanal / Divulgação
(foto: Pevry Kanal / Divulgação)
Moscou –
Cem anos depois da Revolução Bolchevique, a televisão russa exibirá série sobre uma de suas figuras mais controversas: Leon Trótski, fundador do Exército Vermelho, assassinado por agentes de Stalin no México. No início de novembro, a rede pública russa Pevry Kanal transmitirá os oito episódios de Trótski, apresentada recentemente durante o Mipcom, projeto voltado para o mercado internacional de conteúdos audiovisuais, realizado em Cannes.

“É a primeira série dedicada a Trótski na história da Rússia”, ressaltou Konstantin Ernst, diretor-geral da Pevry Kanal. No Mipcom, ele se reuniu com potenciais compradores, como a americana Netflix. “Ao contrário de Lênin, Trótski se parecia com um herói do rock: fuga da prisão, revolução, amor, exílio e morte”, destacou.

Brilhante orador e teórico marxista, Leon (Lev, em russo) Trótski foi um dos principais instigadores, junto com Lênin, da Revolução de Outubro de 1917. Também foi o fundador do Exército Vermelho e um dos artífices do primeiro plano da vitória dos bolcheviques na guerra civil russa de 1918-1921.

Trótski se opunha a Stalin, que fez com que ele fosse expulso do governo e do Partido Comunista e, depois, da União Soviética. O exilado acabou se instalando no México, em 1937, onde um agente de Stalin o assassinou em 1940.

Interpretado pelo popular ator russo Konstantin Khabenski, um Trótski envelhecido conversa, no primeiro episódio, com um jornalista canadense em sua casa no México. Trata-se, na verdade, do espião espanhol Ramón Mercader, enviado por Stalin para assassiná-lo.

A “mensagem” da série é que “não se deve forçar as pessoas a ir para as ruas” e que “toda revolução significa derramamento de sangue” – recado compatível com a linha oficial do Kremlin, reticente a comemorar o centenário da Revolução de Outubro de 1917. (AFP)

MAIS SOBRE SERIES-E-TV