HBO sofre novo ataque de hackers em suas redes sociais

Grupo conhecido por já ter acessado contas como as da Netflix, Marvel e Google, invadiu a conta da emissora para 'testar a segurança'

por Diário de Pernambuco 17/08/2017 08:29
HBO/Reprodução
'Game of thrones' é a série de maior sucesso da HBO e já foi alvo de hackers. (foto: HBO/Reprodução)
A HBO voltou a ser alvo de ataques cibernéticos na noite desta quarta-feira, 16, quando teve as redes sociais invadidas. Os perfis da emissora e de Game of thrones no Twitter e Facebook foram tomados por hackers de uma organização chamada OurMine, conhecida por já ter acessado contas como as da Netflix, Marvel, do Google e Facebook.
 
''Olá, OurMine aqui, estamos testando a sua segurança. Time da HBO, por favor nos contate para melhorar a sua segurança'', escreveu o grupo. A hashtag #HBOHacked figurou entre os assuntos mais comentados do momento no Twitter. 

Pouco tempo depois, as mensagens foram deletadas e os perfis não voltaram a fazer novas publicações. O ataque ocorre em meio a uma crise no canal de TV a cabo, que vem sofrendo com uma série de problemas relacionados à segurança das informações.
 
A HBO teve 1,5 terabytes de dados roubados por hackers no final de julho e episódios completos das séries Insecure, Ballers e The deuce foram vazados, além de informações sobre roteiros. 

Depois, Game of thrones teve o quarto capítulo da sétima temporada disponibilizada na internet por uma empresa indiana responsável por transmitir a série no país. Quatro pessoas acabaram sendo presas por violação criminosa de confiança e delitos informáticos.
 
Mais recentemente, o episódio 6 da atração de maior sucesso da emissora foi exibido por engano na Espanha - ele só deveria ir ao ar no próximo domingo, 20, mas foi disponibilizado na internet e spoilers e imagens começaram a circular. 

Ao site The verge, a HBO negou que o erro estivesse relacionado ao roubo de dados. ''Tomamos conhecimento de que um episódio inédito de Game of thrones foi acidentalmente postado por um curto tempo no HBO Nordic [plataforma de streaming da emissora, disponível apenas em alguns países europeus] e HBO Espanha. O erro parece ter sido originado em uma terceirizada do canal e o episódio foi removido assim que reconhecido. O caso não está ligado aos incidentes virtuais da HBO nos Estados Unidos'', disse o canal, por meio de comunicado. 
 
 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV