Abrigos culpam 'Game of thrones' por abandono de cachorros

Animais da raça husky se parecem com lobos da família Stark na produção da HBO

por Diário de Pernambuco 04/08/2017 11:09
HBO/Reprodução
Segundo donos de abrigos, fãs da série adotam os animais sem saber o tamanho que eles podem atingir no futuro. (foto: HBO/Reprodução)
Abrigos que acolhem animais abandonados têm culpado Game of thrones pelo crescente abandono de cachorros da raça husky, parecidos com os lobos que representam o símbolo da família Stark na produção da HBO que está na sétima temporada. O jornal San Francisco Gate consultou dois donos de estabelecimentos do tipo, que afirmaram terem visto o número de caninos devolvidos duplicar nos últimos três anos. 

A relação estabelecida por eles seria comprovada através do uso de microchips instalados nos animais, que possibilitam saber os nomes registrados pelos antigos donos: Lady, Ghost, Nymeria, Grey Wind e Summer são os mais frequentes. Todos estão presentes na série, que mostra os filhos dos Stark ganhando os lobos de presente na primeira temporada. Angelique Miller, presidente do abrigo Northern California Sled Dog Rescue, afirma que a situação está se tornando um ''enorme problema''
 
''As pessoas assistem à série e pensam em como esses cachorros são legais. Elas sequer conseguem diferenciar um husky de um lobo, porque sempre nos perguntam em feiras de adoção se esses são lobos - e claramente não são. Só estão seguindo a tendência do que acham que é fofo'', disse ela ao jornal, que atribui a situação à falta de conhecimento em relação ao tamanho que o cachorro pode atingir. O mesmo problema observado por Angelique ocorreu na Inglaterra há cerca de três anos, quando uma instituição de adoção de animais anunciou um aumento de 700% no abandono de huskies, de acordo com a publicação. 

A presidente menciona outros filmes de sucesso que proporcionaram um crescimento no número de adoções (e, consequentemente, abandonos), como Crepúsculo e Neve pra cachorro. ''Com os filmes não foi tão ruim porque nem todos saíram e foram vê-los. Mas temos Game of thrones, que está na TV e é muito, muito popular e as pessoas ainda estão assistindo - então esse ainda é um problema em andamento'', concluiu Angelique. 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV