Netflix lança série documental sobre o desaparecimento da Irmã Cathy

Crime ocorrido em 1969, em Baltimore, permanece sem solução

por Diário de Pernambuco 19/05/2017 19:08

 Netflix/Divulgação
Documentário associa desaparecimento da Irmã Cathy a suspostos crimes envolvendo a Igreja Católica (foto: Netflix/Divulgação)
No fim de 2015, a Netflix lançou a série documental Making a murderer sem fazer alarde. Em dez episódios, a produção sobre os julgamentos de Steven Avery e Brendan Cassey, acusados do homicídio da fotógrafa Teresa Halbach, ganhou holofote mundial e prêmios em cerimônias especializadas, como quatro Emmys, além de ter gerado ampla repercussão na internet, com direito à resposta oficial da Casa Branca.

 

Enquanto a segunda temporada não se desenha, o serviço de streaming disponibiliza, nesta sexta-feira, 19, outra série documental sobre um fato intrigante. The keepers reconstitui a história do desaparecimento da Irmã Cathy Cesnik, freira de Baltimore que era professora de inglês em um colégio católico.

Com direção de Ryan White e sete episódios no total, a produção reúne depoimentos de amigos, familiares, da imprensa local e de representantes do governo. O desaparecimento de Irmã Cathy foi registrado em novembro de 1969, e o corpo foi encontrado quase dois meses depois em um lixão. Décadas depois, novas informações vieram à tona, que levantaram mais suspeitas sobre o suposto homicídio da freira. A investigação adentra em questões delicadas envolvendo a Igreja Católica, como corrupção, abuso e crimes em uma cidade norte-americana.

O caso permanece sem solução. Assim como Making a murderer, que apontou falhas durante o julgamento, a produção procura desvendar mistérios. A série foi feita há três anos, mas a ideia inicial era contar a história em um filme. A projeção alcançada por produções documentais modificou o projeto.

Além do seriado sobre Steven Avery, The Jinx, dirigido por Andrew Jarecki (Entre segredos e mentiras) para a HBO, também é destaque do segmento documental. Com seis episódios, a produção investiga o desaparecimento da estudante Kathie, esposa do empresário milionário Robert Durst, principal suspeito de três homicídios. A última cena traz uma reviravolta no caso.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV