Roteirista defende cena de suicídio em '13 Reasons Why'

'Parecia a oportunidade perfeita para mostrar como o suicídio realmente é', escreveu Nic Sheff em carta aberta

por Estado de Minas 20/04/2017 10:43
Netflix/Reprodução
Hannah Baker é interpretada pela atriz Katherine Langford. (foto: Netflix/Reprodução)
A série original da Netflix, 13 Reasons Why, se tornou alvo de críticas desde seu lançamento por conta de uma cena explícita que retrata o suicídio da protagonista Hannah Baker, interpretada pela atriz Katherine Langford. Na última quarta-feira, 19, um dos roteiristas da produção publicou uma carta aberta na revista Vanity Fair em defesa da presença da cena na produção. 

''Parecia a oportunidade perfeita para mostrar como o suicídio realmente é, para acabar com esse mito do adormecimento silencioso, para fazer os telespectadores encararem a realidade do que acontece quando você pula de um prédio em chamas para algo muito, muito pior'', escreveu Nic Sheff. O escritor conta que teve problemas com vício e tentou tirar a própria vida no passado e que sua vivência contribuiu na decisão de mostrar a morte de Hannah. 

''Parece que a coisa mais irresponsável que poderíamos ter feito seria não mostrar nada da morte'', escreveu Sheff. ''Nos Alcoólicos Anônimos, eles chamam isso de rodar a fita: encorajar os alcoólicos a realmente pensar, em detalhes, na sequência exata de eventos que vai acontecer se eles recaírem. É a mesma coisa com o suicídio. Rodar a fita até o fim é perceber que o suicídio não é, de forma alguma, um alívio - é um horror agonizante, gritante''. 
 
O roteirista também afirma que a discussão levantada pela série representa ''um progresso'' e lembrou o slogan ''silêncio igual a morte'', que se popularizou nos anos 1980. ''Quando se fala de suicídio, acredito que a mensagem deva ser a mesma. Encarar esses assuntos de frente - falando sobre eles, sendo franco - será sempre a nossa melhor defesa contra a perda de mais uma vida''. 

Por fim, Nic Sheff reitera que acredita que a série tomou a decisão certa. ''Há muitos motivos pelos quais eu tenho orgulho de ter trabalhado em 13 Reasons Why. Mas o que me deixa mais orgulhoso, honestamente, é a forma como decidimos retratar o suicídio de Hannah, como Bryan Yorkey o escreveu e Kyle Alvarez o dirigiu. Eu apoio 100% o que fizemos. Sei que foi correto porque a minha própria vida foi salva quando a verdade sobre o suicídio foi exposta para mim em todo o seu horror - e realidade''. 

MAIS SOBRE SÉRIES E TV