13 Reasons Why: Série da Netflix faz duplicar pedidos de ajuda contra suicídio

O Centro de Valorização da Vida (CVV) percebeu um aumento de aproximadamente 100% no número de mensagens de texto e ligações sobre problema

por Diário de Pernambuco 07/04/2017 09:21
Netflix/Divulgação
Lançada há apenas uma semana, na última sexta-feira (31), 13 reasons why rapidamente repercutiu nas redes sociais (foto: Netflix/Divulgação)
Além do sucesso nas redes sociais, a série 13 reasons why, da Netflix, tem exercido um efeito positivo na sociedade. O Centro de Valorização da Vida (CVV) percebeu um aumento de aproximadamente 100% no número de mensagens de texto e ligações de pessoas dispostas a conversar sobre o suicídio. De acordo com a instituição, muitos desses relatos mencionam a trama, que tem como fio condutor a morte de Hannah Baker.

Lançada há apenas uma semana, na última sexta-feira (31), 13 reasons why rapidamente repercutiu nas redes sociais por abordar com delicadeza e de forma interessante as razões que levam uma pessoa a tirar a própria vida. Para isso, a série, cuja produção é da cantora e atriz Selena Gomez, mostra como Hannah, uma jovem cursando o ensino médio, se auto extermina depois de sofrer uma série de problemas na escola e deixa 13 fitas cassete apontando a contribuição de cada uma das pessoas de seu convívio da infeliz decisão. 

A trama se preocupa em frisar os sinais que devem ser percebidos em que pode estar passando por uma situação parecida. Mesmo cuidado tem o CVV, que atua desde 1962 na prevenção do suicídio com a ajuda de 2 mil voluntários em 18 estados e no Distrito Federal. Quem deseja procurar ajuda, pode solicitar atendimento pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail. No Recife, o centro fica na Avenida Manoel Borba, 99, Boa Vista, e pode ser contatado pelo telefone: 3421-7311.

MAIS SOBRE SÉRIES E TV