'MasterChef Brasil': Nomes dos 21 participantes são finalmente definidos

Última vaga do reality foi escolhida em repescagem; conheça os competidores

por Eduarda Fernandes Diário de Pernambuco 22/03/2017 09:04
Band/Reprodução
Lista de competidores foi definida no terceiro episódio da temporada (foto: Band/Reprodução)
Quando o terceiro episódio da quarta temporada do MasterChef Brasil foi ao ar, na noite desta terça-feira, 21, o time de 21 cozinheiros ainda não havia sido definido. Os candidatos continuaram o desafio iniciado na semana anterior - separados em dupla, eles competem entre si por uma vaga. O primeiro embate da noite foi entre Fernado e Nayana, que precisaram apresentar um prato com carne de javali. A carne de javali com molho agridoce de Fernando agradou Paola Carosella, mas Erick Jacquin se recusou a provar o prato quando percebeu que um pedaço de papel alumínio havia ficado na carne. Nayana, que escolheu um carré de javali com farofa de castnha, acertou na farofa mas errou no ponto da carne.

"Por isso que temos três jurados. Temos paladares muito diferentes. Os dois pratos tem qualidades e defeitos", disse Jacquin logo antes de anunciar que Fernando foi o escolhido dos jurados. No desafio seguinte, o quarteto Roberta, Roger, Toska e Bruno ganhou um peixe inteiro cada, para limpar e cozinhar como preferissem. A venezuelana Toska escolheu um filé de pargo e banana da terra com aspargos e o peixe agradou - mas os acompanhamentos deixaram a desejar, na opinião de Paola. O pargo à baiana com licor de jabuticaba de Bruno agradou Jacquin e o pargo com crosta de batata de Roger foi o preferido de Fogaça. Roberta, a mãe solteira que emocionou os jurados no primeiro capítulo, apresentou um pargo assado em cama de dill com uma farofa de castanha que o jurado francês classificou de "extraordinária". "Me senti no MasterChef Profissionais com vocês hoje", elogiou Jacquin, que ressaltou a dificuldade de escolher os dois vencedores da prova. Depois de muita deliberação, as vagas acabaram indo para Bruno e Roger.

O empresário Fabrizio, de 39 anos, e Luzia, dona de casa de 21 anos, precisaram apresentar pratos regionais - da Bahia e do Pará, respectivamente. Com 45 minutos para realizar a prova, Luzia escolheu um vatapá e Fabrizio ficou com um baião de dois. O avental branco, símbolo da participação do candidato no reality, ficou com Fabrizio - mas, Jacquin fez questão de frisar, os dois pratos estavam bem feitos.

As duas batalhas seguintes foram difíceis para os cozinheiros. Competindo por duas vagas, Victor, Jamile, Fernando a Ana Luiza fizeram versões diferentes do hambúrguer e Abel e Pedro apresentaram receitas com magret de pato. Os dois desafios tiveram algo em comum - os participantes levaram broncas dos jurados por não conseguirem terminar os pratos no tempo determinado. Ana Luiza, Abel e Victor seguiram para a próxima fase.

A ex-funcionária do Detran Marzilia, de 61 anos, que ganhou a internet no primeiro episódio do programa, fez dupla com a dentista Mirian, de 57 anos. Elas prepararam versões diferentes do picadinho. "Foi muito bonito ver vocês duas cozinhando lado a lado", elogiou Jacquin. O picadinho de carne com ovo poché e farofa de Mirian caiu nas graças do francês, que elogiou a personalidade do prato. Marzilia não ficou para trás. "Nas mãos de uma boa cozinheira, toda carne é de primeira", disse Paola. A vaga, no entanto, foi para Mirian.

Raphael e Victor Vieira tiveram 20 minutos para preparar um prato sem utilizar o forno ou o fogão. O atum de Raphael não agradou tanto quanto o ravioli de beterraba de Victor - que fez com que ele se acidentasse na cozinha, cortando o dedo - e acabou custando a vaga de Raphael. No desafio seguinte, Yukontorn - chamada de "a nova Jiang" pelos fãs do programa nas redes sociais - enfrentou Deborah, Marcelo e Priscilla e o quarteto teve 30 minutos para apresentar uma receita com frutos do mar. Yuko escolheu camarão com manga e abacaxi, Marcelo ficou com moqueca de camarão com banana da terra, Deborah preparou arroz com frutos do mar e Priscilla apresentou camarções com vieiras grelhadas. Yuko e Deborah seguiram para a fase seguinte.

Natália e Henrique fizeram receitas com o porco como proteína. A costelinha de porco na cachaça apresentada por Natália e o porco com purê de abóbora de Henrique foram igualmente elogiados pelos jurados - mas a vaga ficou com Natália. Walter e Bruna disputaram um avental cozinhando com o filé mignon - ele com a carne ao molho de pimenta verde e ela, com medalhão com molho de gorgonzola e shitake. A vaga foi para Walter. No primeiro desafio de confeitaria da noite, Aderlize e Renato apresentaram versões diferentes de uma torta de maçã e Aderlize seguiu para a próxima etapa.

O último embate foi entre a física Caroline, o empresário Rafael, o pastor Arlindo e a personal trainer Taise. Em 45 minutos, eles precisaram apresentar massas - Taise escolheu parpadelle com molho de frutas negras, Arlindo ficou com spaghetti com lagosta e mexilhão, Caroline com ravioli de beterraba com recheio de cranberry e Rafel com pasta fresca com farofa de limão siciliano. A surpresa ficou com Taise que, apesar de ter problemas com o tempo e eliminar o acompanhamento da massa - uma espuma de manjericão - por não ter ficado bem feito, foi levada às lágrimas por Paola, que disse que a massa parecia feita por "mulheres italianas". Uma vaga ficou com a personal e a outra foi para Caroline.

Com apenas 20 vagas preenchidas, os jurados fizeram uma repescagem para escolher o vigésimo primeiro participante do reality. Nayane, Roberta e Fernando competiram novamente e tiveram a tarefa de preparar um risoto. O risoto de abóbora de Nayane passou por dificuldades - a moça adicionou o queijo de última hora e o arroz não ficou no ponto - e o risoto com batatas e tomates de Roberta levou azeite de oliva demais, ficando muito gorduroso. O risoto com parma e tomate de Fernando agradou, mas o ponto do arroz estava errado - problema que os três pratos tiveram. "Foi difícil, mas escolhemos por sabor. Pelo nosso critério, que fica com o avental é Nayane", disse Paola.

Confira os nomes do participantes da quarta temporada do MasterChef Brasil:

Abel Chang
Aderlize Martins
Ana Luiza Teixeira
Bruno Viotto
Caroline Martins
Deborah Werneck
Douglas Holler
Fabrizio Barata
Fernando Ferreira
Leonardo Santos
Luciana Braga
Michele Crispim
Mirian Cobre
Natália Clementin
Nayane Barreto
Roger Fernandes
Taise Spolti
Valter Herzmann
Victor Vieira
Vitor Bourguingon
Yukontorn Tappabutt

MAIS SOBRE SÉRIES E TV