Fernanda Lima fala sobre Amor & Sexo: 'É quase uma preparação de atleta'

Segundo a apresentadora, a 'missão' desta nova temporada é se aprofundar nos assuntos e tocar em algumas 'feridas'

19/03/2017 15:02
Cesar Alves/Divulgação
"Estamos colocando o amor na enfermaria e tentando entender por que as pessoas têm tanto medo de se entregar" - Fernanda Lima, apresentadora do Amor & Sexo (foto: Cesar Alves/Divulgação)
À frente do Amor & sexo, ela participa do roteiro e estuda canto e balé para apresentar a atração, que “não quer fazer graça o tempo todo, porque a situação atual não é engraçada”

Semanalmente, Fernanda Lima levanta algum tema ligado ao atual momento da sociedade brasileira no programa Amor & sexo, exibido toda quinta-feira, por volta das 23h, na Globo. Segundo a apresentadora, a “missão” desta nova temporada é se aprofundar nos assuntos e tocar em algumas “feridas”. “Não temos a intenção de fazer graça o tempo todo. Até porque, a situação atual não é engraçada. Alguns temas vão incomodar, mas a gente vai falar deles”, afirma Fernanda.

Na entrevista a seguir, a gaúcha de 39 anos fala sobre a volta da atração e a possibilidade de novas temporadas; a aprovação do público e sua participação nas escolhas dos temas. Além disso, a apresentadora conta sobre a importância das músicas para costurar as informações apresentadas com a temática de cada dia. (Estadão Conteúdo)

A temporada passada do Amor & sexo seria a última. Por que mudaram de ideia?
O público pediu, e a gente não aguentou. Na verdade, percebemos que, mesmo que os temas se repitam, ainda tem muita coisa para falar. Posso dizer que a gente tem se aprofundado mais nos assuntos, sem nunca deixar de se divertir. Se eu conseguir tocar o coração de uma pessoa, mudar a estrutura de uma família que seja, já é maravilhoso. O Amor & sexo é um programa que mexe com famílias inteiras.

Como é para você ver a repercussão do programa?
A cada temporada, acho que vai ser melhor, que vai ter um aprimoramento da gente como equipe. Estou muito satisfeita com esta temporada, muito feliz com o que a gente conseguiu, com as músicas costurando todo o programa e em poder falar, mais uma vez, de assuntos que consideramos muito relevantes e, por incrível que pareça, a cada ano, surgem mais temas que precisam ser debatidos.

Como é o processo de pensar a temática de cada programa?
Em junho, já estávamos pensando na temática, no que a gente queria falar e em como abordaríamos os assuntos. Durante três meses nos dedicamos à elaboração de ideias e roteiro. Fazer parte de um roteiro é um drama (risos). Somos cinco cabeças pensando parecido e vamos buscando referências e pesquisando, remoendo os temas. Nos meses finais, antes da gravação, faço as aulas de canto, de balé, de reforço para a coluna e todas as preparações corporais possíveis. É quase uma preparação de atleta, para poder começar a ensaiar as coreografias, colocar voz nas músicas etc. Aí começamos também a fechar os programas, de fato, fazendo com que 50 páginas virem 20, por exemplo.

Esta temporada está tão musical quanto a última. Qual a importância da música no contexto final do programa?
A música é fundamental, dá a cara do Amor & sexo. A gente acredita que a música costura muito bem o programa. Temos o compromisso de aliar informação e música.

Além de divertido, o Amor & sexo propõe momentos de reflexão, como ao falar sobre feminismo, machismo etc. Que mensagens vocês querem passar ao abordar esses temas?
A gente não tem como fingir que as coisas não estão acontecendo. Não temos a intenção de fazer graça o tempo todo. Até porque, a situação atual não é engraçada. Alguns temas vão incomodar, mas a gente vai falar deles. O importante é pontuar as coisas com amor. Estamos colocando o amor na enfermaria e tentando entender por que as pessoas têm tanto medo de se entregar.

Já estão previstas novas temporadas? Quais são seus próximos projetos?

Isso só o tempo vai dizer. Há alguns projetos em vista, mas também não posso falar nada por enquanto.

MAIS SOBRE SÉRIES E TV