Malhação exibe discurso machista e gordofóbico e é criticada nas redes

No episódio exibido na última quarta-feira (8), diálogo sugere que mulheres gordas não são atraentes

por Diário de Pernambuco Correio Braziliense 10/02/2017 17:50
Globo/Reprodução
Discurso entre os personagens pegou mal e vem sendo duramente criticado nas redes (foto: Globo/Reprodução)

A novela Malhação se tornou alvo de críticas nas redes sociais após exibir discurso gordofóbico e machista no episódio desta quarta-feira (8). Em um diálogo entre os personagens Joana (Aline Dias) e Giovane (Ricardo Vianna), namorados na trama, roteiro dá a entender que garotas gordas não são atraentes.

Não demorou para os internautas começarem a postar mensagens de repúdio ao texto no Twitter, acusando a novela de ser gordofóbica e machista. A usuária @profritalina questionou se o peso da mulher era o que despertaria interesse dos outros. "Parabéns, Malhação! Pleno 2017 e uma cena gordofóbica nesse nível. Realmente, nè? Mulher gorda não pode ser atraente...", escreveu.
 
"Comi pizza e bebi 4 cervejas porque, segundo a Malhação, eu tenho que ficar gorda pra ninguém chegar em mim e meu namorado não ter ciúmes", ironizou @jusnght. Outras publicações lembraram a influência da novela para o público jovem, "#Malhação trabalhando autoestima do público adolescente", publicou @maribueno1 junto ao diálogo ocorrido.  

Entenda a polêmica

Na novela, Giovane é jogador de vôlei de praia e se apaixona por Joana, por quem seu irmão também é apaixonado e ele não esconde que tem muito ciúme da namorada. No capítulo em questão, ele estava incomodado com a atenção que Joana atraía após um ensaio fotográfico de biquíni. Mas ela explicou que ele precisa aceitar isso e não tornar a situação um problema no relacionamento.

Após retratar mais uma cena do ciúme de Giovane, o texto de Malhação entrou no assunto após a personagem Joana propor que o casal coma uma porção de churros, chegando ao discurso preconceituoso: "Depois daquele prato que você bateu?", questionou Giovane. "Meu Deus, você é magra de ruim. Açúcar e fritura? Promete que vai ficar bem gorda? Para os caras pararem de olhar para você?", sugeriu o rapaz.

 

MAIS SOBRE SÉRIES E TV