Apontado como favorito, Ivo Lopes é eliminado do 'MasterChef Profissionais'

Cozinhando polvo e pato, pernambucano não conseguiu se classificar para a semifinal do programa

por Diário de Pernambuco 30/11/2016 08:27
Band/Reprodução
"Você tem o Brasil inteiro a seus pés", disse Paola Carosella ao participante (foto: Band/Reprodução)
No episódio desta terça-feira, 29, de MasterChef Profissionais, os três melhores competidores foram consagrados após uma prova de valorização da culinária brasileira e uma que misturava elementos da terra e do mar. O eliminado da noite foi o pernambucano Ivo Lopes, que tem mais de 25 anos de experiência de cozinha.

Na Casa da Caldeiras, em São Paulo, os chefs enfrentaram a primeira prova, onde precisaram escolher um ingrediente da cozinha tradicional brasileira e criar um prato utilizando três técnicas diferentes do produto. O pernambucano Ivo Lopes escolheu trabalhar com a mandioca, assim como Dário. Já Dayse preferiu o milho e Marcelo, banana.

Com a presença do professor de gastronomia e historiador Ricardo Maranhão, que teve direito a um dos três votos da prova, os chefs serviram o prato para cerca de 10 historiadores de gastronomia. Ivo apresentou camarão grelhado na mandioca com molho de tucupi e purê de mandioca. O prato foi julgado pelo professor melhor do que o de Dario, que fez mandioca assada na casca de coco com manteiga de garrafa e geléia de pimenta. A escolha de Dayse, milho assado com polenta e farofa de milho, também foi elogiado pelo jurado convidado, assim como o de Marcelo, um baião de dois de casca de banana e farofa de banana.

E foi para Marcelo o voto do jurado convidado. O chef também recebeu o voto dos convidados e dos jurados Paola, Fogaça e Jacquin, o que garantiu a ele o mezanino. De volta à cozinha do MasterChef, Ivo, Dayse e Dário precisaram enfrentar a prova de eliminação, que misturava elementos do mar e da terra. Com os ingredientes principais escolhidos por Marcelo, Dayse precisou cozinhar com fraldinha e vieira; Dário, com barriga de porco e lagostim e Ivo, com polvo e pato.

A vencedora da prova foi Dayse. A decisão final foi difícil para os jurados, que ressaltaram que, apesar dos pratos estarem muito bons, os detalhes foram essenciais. O de Ivo teve muitos legumes e o de Dário, muita gordura. "Por um fio de cabelo", segundo Paola, o escolhido para completar o time dos semifinalistas foi Dário.

Emocionado, Dário agradeceu a Ivo. "Sou teu fã. Você me ensinou muita coisa, muita coisa mesmo. Muito obrigado", disse. Os elogios para Ivo não pararam por aí. "Você tem o meu respeito", disse Jacquin. "Você é um grande exemplo de cozinha, pra todo mundo", completou Fogaça. "Você tem o Brasil inteiro a seus pés", disse Paola, "você é um orgulho pra esse país".

"Vou embora daqui de cabeça erguida", disse o pernambucano, que saiu da cozinha de mãos dadas com Paola. MasterChef Profissionais é exibido na Band todas as terças, às 22h30, e no Discovery Home & Health nas sextas-feiras, às 19h30.

MAIS SOBRE SÉRIES E TV