SBT faz programação especial para comemorar os seus 35 anos

Exposição no MIS, em São Paulo, prestará homenagem a Silvio Santos, que terá ainda estátuas espalhadas pelo país, na Silvinho Parade

por Ana Clara Brant 05/09/2016 08:24

Tudo começou em 19 de agosto de 1981. Ali nascia a TVS, canal 4 de São Paulo. Naquele dia, o dono do Baú da Felicidade inovava mais uma vez, ao transmitir a inauguração de uma emissora – ao vivo.

 

Ao longo dos anos, o canal foi crescendo e se popularizando e acabou se transformando no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que hoje conta com 114 emissoras, sendo oito próprias e 107 afiliadas espalhadas pelo país, incluindo a TV Alterosa, em Minas.

O Cruzeiro/Arquivo EM
O apresentador Silvio Santos conduzindo seu programa de auditório, em registro fotográfico de 1972 (foto: O Cruzeiro/Arquivo EM)

Não há como dissociar seu fundador e principal nome da emissora. Silvio Santos é o SBT e o SBT é Silvio Santos.

 

“Silvio é motivo de orgulho. Para o SBT, ele é muito mais do que uma figura principal, um fundador, um apresentador, um mestre nos negócios e da comunicação – ele é a nossa essência, está inserido na cultura e nos pilares da emissora. E quanto mais competentes formos em levar para a marca SBT aquilo que melhor espelha sua liderança, mais chances teremos de sucesso no futuro”, afirma Priscila Stoliar, gerente de marketing do SBT.

Para celebrar os 35 anos de sua fundação, a emissora paulista preparou uma série de eventos, fazendo um paralelo entre o passado e o presente. Haverá novos programas, exposição e lançamento de produtos licenciados, como um álbum de figurinhas.

 

No site da emissora (www.sbt.com.br) é possível acompanhar os fatos mais marcantes de sua trajetória, com homenagens de personalidades, colaboradores e também dos telespectadores, que poderão mandar vídeos por meio do aplicativo TV SBT.

Entre os destaques das festividades está uma exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, prevista para o fim do ano, que homenageará Silvio Santos.

 

A mostra traça um paralelo da trajetória do camelô que se tornou um dos maiores comunicadores do Brasil com a evolução do sistema de rádio e televisão brasileiros por meio de depoimentos, fotos e vídeos.

Outro tributo ao empresário é a Silvinho Parade. Assim como ocorreu com o Mônica Parade, que celebrou os 50 anos da personagem mais famosa de Maurício de Sousa, e da Cow Parade, que levou vários tipos de vaquinhas em fibra de vidro para as principais cidades do mundo,

 

Silvio Santos vai ganhar 35 estátuas que serão espalhadas pelo Brasil. Cada uma medirá 1m60 e será customizada por um artista renomado.

PARADA SBT

No dia 12 de outubro, o SBT vai reeditar uma das suas atrações dos anos 1980, a Parada do Dia das Crianças, com direito a homenagem a figuras que já deixaram a emissora, como Gugu Liberato e Jô Soares, e a presença de atores do seriado Chaves.Todo o trajeto pela Avenida Paulista será transmitido ao vivo pelo canal.

 

“Todas as ações são muitos especiais e trazem algo moderno para celebrar a nossa trajetória. Mas acredito que a Parada retoma um dos fortes símbolos da história do SBT, que agora será toda repaginada. Ela traduz uma característica muito forte da emissora: a proximidade dos nossos artistas com o público. Iremos para a Avenida Paulista, que também é um ícone do nosso país, da diversidade, para contar essa linda história e celebrar as nossas novidades”, acrescenta Priscila.

Entre as estreias na TV estão a nova temporada do reality show Hell’s kitchen – Cozinha sob pressão, que estreou no sábado passado, sob o comando da chef Danielli Dahoui, primeira mulher a ficar à frente do programa no mundo; Carinha de anjo, novela adaptada pela autora Leonor Correa, com supervisão geral de Iris Abravanel e que será exibida em novembro, substituindo Cúmplices de um resgate.

 

Outra atração é Acontece lá em casa, comandada pela atriz Gabi Monteiro e por sua mãe, a psicóloga Betty Monteiro. A estreia está marcada para 18 de setembro, às 9h30. O programa desafia 13 mães a enxergar e resolver seus conflitos de forma inédita.

Para Priscila Stoliar, um dos segredos do sucesso do SBT é que a emissora tem uma programação diversificada, que dialoga com os anseios das famílias brasileiras.

 

“E isso nos permite transitar de uma maneira muito autêntica e genuína pelos mais diferentes formatos e assuntos, desde os realities de moda à gastronomia; na teledramaturgia, onde somos um case para o público infantojuvenil, até  séries originais, como A garota da moto, que foi um sucesso de audiência na primeira temporada. Nos últimos cinco anos, o SBT foi a única emissora aberta a conquistar share de mercado. Esse crescimento é resultado de uma grade diversificada, que une a tradição de sua programação clássica com novos programas e formatos, em sintonia com novas demandas de público e mercado”, afirma.

Arquivo EM
Bozo, Papai Papudo e Vovó Mafalda fizeram muito sucesso nas décadas de 1980 e 1990 (foto: Arquivo EM)

 

ENTROU PARA A HISTÓRIA
Confira atrações e personagnes que marcaram a trajetória do SBT

Aqui, agora (telejornal popular)
Bozo e Vovó Mafalda (programas infantis)

Chaves (seriado)
Carrossel (novela mexicana)
Casa dos artistas (reality show)
Programa Silvio Santos (e seus jurados)

Hebe
Troféu Imprensa (programa de premiação dos melhores do ano)
As marias mexicanas (Maria do bairro, Marimar, Maria Mercedes)
A porta da esperança (quadro do programa Silvio Santos)
Qual é a música? (programa de entretenimento)
O povo na TV (programa de entrevistas sobre temas polêmicos)
Programa livre (programa juvenil)
Chispita (novela)
Punky - A levada da breca (seriado)
Viva a noite (programa de entretenimento)

TOP 5

As maiores audiências da história do canal
1º - Final da Casa dos artistas com vitória de Bárbara Paz (2001)
2º - Final da Copa do Brasil entre Corinthians e Grêmio (1995)
3º - Final da Casa dos artistas 2, com Rafael Vanucci e Ellen Rocche (2002)
4º - Cobertura ao vivo da morte dos Mamonas Assassinas no Domingo legal (1996)
5º - Visita de Jean Claude van Damme ao Domingo legal (2011)

MAIS SOBRE SÉRIES E TV