
Sorriso largo, olhos quase sempre semicerrados e microfone na lapela são algumas das características inconfundíveis do visual de Silvio Santos. A aparência marcante, somada ao humor característico e à popularidade, faz do apresentador e dono do SBT interessante objeto de trabalho para cartunistas, que homenageiam Senor Abravanel (nome original dele) no livro 85 vezes Silvio Santos (Astral Cultural, 176 páginas, R$ 69). Dedicada aos 85 anos do empresário, completados em dezembro de 2015, a publicação apresenta dezenas de caricaturas feitas por artistas de todo o Brasil.
Dois cartunistas que colaboram na obra são pernambucanos: Samuca, do Diario, e Sérgio Gomes. Entre os outros autores participantes, nomes como Mauricio de Sousa, da Turma da Mônica, responsável pela capa, Nani, Aroeira e Décio Ramires. Cada desenho acompanha um texto escrito pelos artistas.
saiba mais
"Silvio me deixava mais otimista, levando a ver a vida de outra forma", diz Sérgio Gomes, que, na adolescência, acompanhava o programa de auditório aos domingos. O cartunista diz seguir admirando o apresentador mesmo à distância. "Ele passou dos 80 anos e continua produzindo, com amor pela causa", diz, ressaltando que espera seguir o exemplo e se manter ativo e fazendo arte por anos. "A caricatura funciona como uma espécie de certificado de que a personalidade já se transformou em um 'logotipo midiático'", afirma o presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e organizador do livro José Alberto Lovetro (JAL), que viu o apresentador pela primeira vez aos dez anos de idade, quando o pai o levou para a gravação de um programa de auditório. "Ele faz parte da vida de muita gente e chegar aos 85 anos nesse pique é surpreendente. É uma personalidade que merece ser reverenciada", diz.
Ao lado de Mauricio de Sousa, JAL entregou exemplar do livro ao comunicador em um programa recente. "Diversão é importantíssimo e Silvio Santos dá a contribuição. Faz muita gente que está de mau humor se renovar no domingo para encarar a semana com mais alegria", completa JAL.