Pacientes idosos devem interromper o uso de estatinas?

Estudo aponta manutenção do uso de estatinas como prevenção em eventos como morte súbita, infarto do miocárdio ou revascularização miocárdica tardia

Reprodução/Shutterstock
Autores concluiriam que, entre idosos que recebiam tratamento de longo prazo com estatinas, descontinuar o uso associou-se com maior taxa de eventos cardiovasculares (foto: Reprodução/Shutterstock)
Os autores desse estudo avaliaram a associação entre descontinuar o uso de estatinas e a taxa de eventos cardiovasculares denominados MACE (evento como morte súbita, infarto do miocárdio ou revascularização miocárdica tardia) entre pessoas com idade de 75 anos ou mais , tratados com estatinas em longo prazo e por ,pelo menos, cinco anos consecutivos, entre 2011 e 2016.

Esse estudo incluiu 67.418 usuários de estatinas de longo prazo , sendo 27.463 em prevenção primária (pacientes que não sofreram evento cardiovascular ) com média de idade de 79 anos , sendo 69% mulheres e 39.955 em prevenção secundária (que já sofreram um evento
cardiovascular ) com média de idade de 80 anos , sendo 47% mulheres .

Em ambos , tanto na prevenção primária quanto na secundária , a taxa de eventos MACE ,foi maior entre aqueles que descontinuaram o uso , comparados àqueles que mantiveram o uso de estatina .

No grupo de prevenção primária , a diferença na taxa foide 9 para cada 1.000 pessoas /anos ,correspondendo a um MACE (evento) de excesso para cada 112 pessoas que descontinuaram o tratamento por 1 ano.

Na grupo de prevenção secundária , a diferença na taxa foi de 13 para cada 1.000 pessoas/anos , correspondendo a um MACE (evento) de excesso para cada 77 pessoas que descontinuaram o tratamento por 1 ano.

Os autores concluiriam que, entre idosos que recebiam tratamento de longo prazo com estatinas , descontinuar o uso, associou-se com maior taxa de eventos ( MACE) ,seja em prevenção primária ou secundária .

Existe um controvérsia em que se deve parar de usar estatinas em pacientes idosos por perda do benefício . Pelos efeitos pleiotrópicos das estatinas que sabemos que vão além de apenas abaixar o colesterol no sangue ,esse estudo mostra que devemos usar as estatinas nos
pacientes idosos pensamento que vai de encontro ao de muitos colegas , corroborando minha experiencia em 35 anos de consultório com excelentes resultados em uso prolongado das estatinas nos pacientes idosos .

Referencia :Thompsom W,et al . Statin Discontinuation and cardiovascular Events Among Older People in Denmark . JAMA Netw,Open 2022 ;DOI 10.1001 jamanet workpen.2022.0010