Nosso futebol vai voltar! Temos segurança para isso?

Todos os preparativos estão sendo realizados para que retorno tenha todos protocolos definidos e que índices de complicações sejam reduzidos

Gladyston Rodrigues/EM/DA Press
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Estamos todos ansiosos, com saudade do nosso futebol, mas ao mesmo tempo sabemos que é um momento delicado, em que temos que ter bom senso e manter todos os cuidados possíveis.

Nessa terça-feira tivemos a confirmação do retorno do Campeonato Mineiro para o final de julho, retorno do Campeonato Brasileiro para o início de agosto e o retorno da copa do Brasil para o final de agosto. 

Já tivemos a oportunidade de acompanhar o futebol fora do Brasil retornando e sem maiores repercussões em relação à saúde publica e ao COVID-19.

O que mais foi obervado neste retorno do esporte fora do pais é o aumento do índice de lesões musculares, rupturas do tendão de Aquiles e recuperação mais lenta dos atletas. Isto se deve às características vividas por eles este ano, que é muito atípica.

Dificilmente os atletas profissionais de futebol ficariam 3 meses afastados do esporte. Isto modifica sua capacidade física, altera sua dinâmica muscular e muda a preparação de grupo dos clubes.

Todos os preparativos estão sendo realizados para que este retorno tenha todos os protocolos definidos e para que possamos diminuir todos os índices de complicações.

Em relação ao COVID-19, os clubes já estão há mais 6 semanas em preparo intenso, com testes semanais, controle e rastreamento de uma possível contaminação. Observamos índices baixos e poucos fatores complicadores. Para sair do ambiente fechado dos clubes, a Federação Mineira de Futebol preparou um protocolo baseado naqueles divulgados pela CBF e CONMEBOL.

Tentaremos dar segurança para todo o processo e para todos aqueles envolvidos: atletas, comissões dos clubes, imprensa, arbitragem, federação, etc. Por questões de segurança, esta volta será sem a presença física dos torcedores, mas temos certeza que todos estarão presentes de “alma”.

Quanto às possíveis lesões que podem acontecer em campo, estas estão sendo monitoradas com os possíveis fatores modificáveis e não modificáveis dos atletas. Como é uma situação nova para todos, os preparos preventivos estão sendo realizados de forma empírica, mas torcemos para dar certo. Um conjunto de dados colhidos das avaliações médicas, fisioterápicas e fisiológicas serve como base em uma planilha para tentarmos prever possíveis lesões, e assim atuar preventivamente. 

Bandeiras a postos, grito na garganta preparado. Tudo certo para o retorno do nosso campeonato. Boa sorte a todos.
 
Se você quer comentar sobre este tema ou enviar sugestões de assunto, mande email para danielbaumfeld@gmail.com