O papel da acupuntura no alívio de sintomas de pacientes oncológicos

A acupunturiatria oncológica tem sua indicação de forma adjuvante e complementar, jamais em substituição aos tratamentos convencionais instituídos

Carolina Vieira 05/08/2022 06:00
Ryutaro Tsukata/Pexels
(foto: Ryutaro Tsukata/Pexels)

A acupuntura pode ser indicada para pacientes oncológicos visando controlar estresse, fadiga, náuseas, vômitos e até amenizar dores causadas pelo câncer ou por seus tratamentos. Para conversar a respeito, convido nesta coluna a doutora Juliana Gonçalves, hematologista do grupo Oncoclínicas e especialista em acupuntura:

A acupuntura começou a ser assimilada pela medicina contemporânea a partir do final do século 19 e no Brasil estabeleceu-se há mais de 60 anos. A acupunturiatria é a especialidade médica que se dedica ao estudo e pesquisa deste procedimento terapêutico, que é a acupuntura.

Ela é originária da antiga racionalidade médica tradicional chinesa e passou a ser investigada e comprovada à luz da metodologia científica. Seu mecanismo de ação principal é feito por redes de neurônios (células do sistema nervoso), que são estimulados pela agulha. Eles levam essa "informação", que é o impulso nervoso, a diversos sistemas em nosso corpo, ajudando a regular e a reequilibrar as funções do organismo.

A acupuntura é muito utilizada como tratamento complementar ao oncológico, ajudando a controlar os sintomas e condições associadas ao câncer e efeitos adversos relacionados ao tratamento, incluindo tanto os sintomas físicos, quanto os psicológicos.

Ela é baseada em um diagnóstico clínico e, por isso, é importante uma correta avaliação médica da condição do paciente. Deve ser feita por um profissional que tenha conhecimento e seja habilitado, para evitar possíveis complicações, principalmente porque o paciente que está em tratamento de câncer pode estar debilitado, com baixa imunidade e necessita de cuidados especiais. Se executada por tais profissionais, é um tratamento seguro e com poucos eventos adversos.

Trabalhando como hematologista eu percebi que às vezes os medicamentos não são suficientes para controle da dor, náuseas e vômitos e dos transtornos emocionais dos pacientes de quem eu cuidava. Tive várias experiências positivas associando a acupuntura como complemento do tratamento e isso ajudou a melhorar os sintomas e a qualidade de vida dos pacientes, durante o tratamento onco-hematológico e até depois deste.

Esses foram os principais motivos pelos quais me interessei pela especialidade. Além disso, eu já havia tratado de dores articulares e musculares com acupuntura e senti seus benefícios em mim, como paciente.

É importante ressaltar que a acupunturiatria oncológica tem sua indicação de forma adjuvante e complementar. Jamais em substituição aos tratamentos convencionais instituídos, e o paciente deve saber disso.

Fale com Juliana Gonçalves: jugoncalves.silva@gmail.com