Pré e pós operatório após o procedimento cirúrgico ginecológico

Quais os cuidados que devem ser adotados para acelerar a recuperação

Carolina Vieira 28/01/2022 06:00
Reprodução/Shutterstock
Sucesso cirúrgico e a cicatrização, dependerão do pré e pós cirúrgico; o médico deve orientar o paciente sobre os cuidados e o que pode ajudar no procedimento (foto: Reprodução/Shutterstock)
O sucesso de um procedimento cirúrgico está intimamente relacionado com os cuidados que o paciente deve seguir para a sua recuperação. Já estão estabelecidos vários protocolos de medidas direcionadas aos vários tipos específicos de cirurgias, visando a aceleração das recuperações pós-operatórias. Para conversar a respeito, convidei a Dra. Priscilla Rossi Baleeiro Marcos, ginecologista oncológica da Oncobio.

É importante entender que muitas das medidas deverão ser adotadas desde o momento da indicação do tratamento cirúrgico, incluindo a melhora do estado nutricional e o controle adequado de doenças crônicas associadas. O grau de desnutrição e a massa muscular preexistente são grandes influenciadores dos desfechos cirúrgicos.

Há pouco tempo, realizávamos jejum prolongado (antes e após a cirurgia), porém nos protocolos atuais é indicado que a retomada da dieta seja realizada entre 02-04 horas pós cirurgia, a depender do tipo da cirurgia, para diminuir as complicações relacionadas à cicatrização cirúrgica e a função intestinal.

A suspensão do uso de tabaco, mesmo que por poucos dias que antecedam e após a cirurgia, tem importante resultado na recuperação da função motora, na retomada às atividades habituais, na recuperação pós-anestésica e na melhora da reação inflamatória, o que contribui para uma boa cicatrização.

Estimular atividades físicas, mesmo que pequenas caminhadas diárias, sem grandes esforços também tem importante impacto na aceleração da recuperação motora e da função pulmonar.

É extremamente importante o esclarecimento de todas as dúvidas relacionadas aos procedimentos, às necessidades e objetivos da cirurgia, estar ciente das limitações, restrições e cuidados após a cirurgia, bem como a necessidade do uso de próteses, ostomias, drenos, etc. Saber quanto aos sinais de preocupação e de alerta, que podem indicar alguma complicação, enfim, qualquer incerteza deve ser esclarecida para diminuir a ansiedade pré-operatória.

Lembre-se de não se automedicar, pois muitos remédios são contra indicados no pós-operatório, e podem causar alguma complicação, mascarar algum sinal ou sintoma de complicação pós cirúrgica.

Muito se questiona quanto ao uso das cintas elásticas pós-operatórias, a drenagem linfática, as retomadas das atividades físicas e sexuais. Estas são recomendações que devem ser individualizadas. As pacientes devem ter em mente que tanto a cirurgia para a retirada do útero ou as cirurgias que necessitam intervenções vaginais e perineais, é de extrema importância a abstinência sexual para não causar nenhum trauma no local da cirurgia.

Fique atenta com a alimentação, procure manter uma alimentação saudável de preferência com o acompanhamento de um nutricionista. Evite alimentos de difícil digestão. Os conhecidos alimentos "remosos" que podem dificultar o retorno da função intestinal habitual e até mesmo interferir na cicatrização, pois alimentos gordurosos levam mais tempo para serem digeridos e acabam por "desviar" a energia do organismo que seria utilizada para restabelecer o dano cirúrgico para a digestão.

Importante lembrar que todas e quaisquer dúvidas devem ser sanadas com a equipe multidisciplinar que acompanha a paciente desde o início do tratamento. O sucesso cirúrgico e a cicatrização, dependerão do pré e pós cirúrgico.