Detecção precoce é chave para reduzir a mortalidade por câncer pancreático

A 'janela de oportunidade' para o diagnóstico precoce do câncer de pâncreas pode se dar pela detecção do diabetes de início recente

Pixabay
Menos de 10% dos pacientes sobrevivem cinco anos após o diagnóstico (foto: Pixabay)


O câncer de pâncreas costuma ser chamado de perigo silencioso, pois a maioria das pessoas com doença precoce não apresenta sintomas. Consequentemente, 80% dos casos são diagnosticados em estágios finais, quando a cirurgia não é mais possível e outras opções de tratamento são limitadas.

Menos de 10% dos pacientes sobrevivem cinco anos após o diagnóstico. A detecção precoce foi proclamada como o Santo Graal para se reduzir a mortalidade por câncer pancreático, que se tornará a segunda principal causa de morte por câncer nos Estados Unidos em 2040.

Uma compreensão mais profunda da ligação entre o diabetes de início recente e o câncer de pâncreas pode desempenhar um papel fundamental nesse esforço. Um estudo mostrou que indivíduos com diabetes de início recente têm até oito vezes mais probabilidade de desenvolver câncer de pâncreas do que a população em geral. 

Outro sugeriu que o risco aumentado de câncer de pâncreas entre pessoas com diabetes recente é comparável ao risco elevado de câncer de pulmão observado entre aqueles que fumaram um maço de cigarros por dia por duas décadas.

Uma história de pancreatite também pode ser um indicador importante, com um estudo mostrando que pacientes com diabetes que se desenvolveram secundariamente a um ataque de pancreatite tiveram um risco sete vezes maior de câncer de pâncreas do que indivíduos com diabetes tipo 2.

Duas grandes colaborações de pesquisa estão em andamento para explorar a ligação entre câncer de pâncreas e diabetes. O NCI (National Cancer Institute) americano está liderando um esforço multidisciplinar para determinar quais indivíduos recém-diagnosticados com diabetes apresentam risco elevado de câncer de pâncreas. 

Um segundo estudo examinará se a imagem no momento do início do diabetes resulta na detecção precoce do câncer de pâncreas.
Esta pesquisa potencialmente informativa é crucial para melhorar o prognóstico tipicamente ruim para pacientes com esta malignidade que em geral se apresente em sua forma mais agressiva. 

Relação bidirecional

 
É difícil - e muitas vezes impossível - determinar a relação temporal ou causal exata entre diabetes e câncer pancreático. É possível que, em alguns pacientes, o diabetes leve ao desenvolvimento do câncer de pâncreas. Mas também é perfeitamente possível que o câncer de pâncreas leve ao desenvolvimento de diabetes. 

A duração do diabetes - especificamente o diabetes de início recente, ou seja, diagnosticado nos 3 anos anteriores, ao contrário do diabetes de longa data - pode ser usada como um guia. 

Quanto mais curto for o tempo desde o início do diabetes, maior será a chance de o diabetes que o provedor de cuidados primários ou endocrinologista vê ser a primeira manifestação de câncer que não foi diagnosticada. 

Nesses casos, o mecanismo é chamado de “síndrome paraneoplásica”. Como parte dessa síndrome, desenvolve-se disfunção endócrina nas células-beta. 

O principal ponto a ser observado é que esta é uma síndrome inespecífica, que terá implicações para o rastreamento. Fatores como inflamação ou marcadores imunológicos alterados podem desempenhar um papel. No que diz respeito ao diabetes de longa data, a obesidade pode ser um contribuinte-chave. 

Pessoas obesas e com diabetes geralmente apresentam níveis elevados de insulina, e a insulina pode estimular a divisão celular.  Com o tempo, altos níveis de insulina podem promover a formação de tumores. 

As estatísticas do NCI agora mostram que uma em cada quatro pessoas diagnosticadas com câncer de pâncreas tinha um diagnóstico prévio de diabetes, e cerca de uma em 100 pessoas diagnosticadas com diabetes de início recente serão diagnosticadas com câncer de pâncreas dentro de 3 anos.

Um estudo recentemente publicado tinha como objetivo explorar o papel potencial da inteligência artificial na detecção precoce do câncer de pâncreas. Os participantes do estudo foram então divididos em seis grupos de risco.

O grupo de maior risco, que incluía indivíduos com diabetes de início recente, tinha um risco seis a 10 vezes maior (risco absoluto de 0,67% a 1%) de câncer de pâncreas - comparável ao risco elevado de câncer de pulmão observado entre pessoas com  uma história de tabagismo de 20 maços-ano.

No entanto - ao contrário do câncer colorretal, de pulmão ou de mama - não existe uma modalidade ou protocolo de rastreamento amplamente utilizado para o câncer de pâncreas.

Testar todos os pacientes com diabetes recente não é logística nem financeiramente viável. Certamente não será custo-efetivo enviar todos os pacientes com diabetes recente para exames de imagem para câncer de pâncreas, pois cerca de 95% deles simplesmente terão diabetes tipo 2.

Além disso - a menos que uma pessoa tenha feito exames de sangue regulares - é difícil determinar quando ela se tornou diabética e, posteriormente, identificar aqueles com maior probabilidade de apresentar câncer de pâncreas em curto prazo. Os pacientes não fazem exames de sangue com frequência suficiente. 

Identificar aqueles que correm maior risco


Os desafios que tornam a detecção e o tratamento do câncer de pâncreas tão difíceis são uma realidade diária para muitos oncologistas. Entretanto, o rastreamento para câncer de pâncreas tem sido mais encorajado pelos avanços na detecção precoce ao longo da última meia dúzia de anos. 

Entre eles: compreender a base hereditária do câncer de pâncreas, incluindo a descoberta de mutações genéticas que identificam indivíduos de alto risco para triagem (como mutações germinativas nos genes BRCA2, PALB2, MLH1, MSH2, PMS2, MSH6  e TP53) e que agora indicam um papel para o teste genético em todos os pacientes que apresentam câncer de pâncreas; maior conhecimento das lesões císticas do pâncreas, importantes precursores do câncer invasivo que são mais detectáveis %u200B%u200Bpor imagem do que outras lesões; avanços em testes de detecção de câncer baseados no sangue; e melhor compreensão e conscientização sobre a relação do câncer de pâncreas com a hiperglicemia.

Cada avanço fornece uma estratégia potencial para detectar o câncer de pâncreas - e identificar quais indivíduos com diabetes recente podem estar em maior risco. A falta de biomarcadores úteis, no entanto, permanece um desafio.

Não precisamos apenas de sangue coletado de pacientes com diabetes e câncer de pâncreas de início recente, também precisamos de sangue de pacientes com diabetes de início recente sem câncer de pâncreas no momento do início do diabetes. Esse é o espécime certo, mas você não pode encontrar tal espécime em lugar nenhum. 

Investimento considerável, dividendos potencialmente grandes


Oncologistas e endocrinologistas estão otimistas de que duas grandes iniciativas de pesquisa podem gerar novos insights, bem como as amostras biológicas necessárias para entender a ligação diabetes-câncer de pâncreas de uma forma que poderia levar a estratégias de detecção mais eficazes e, portanto, melhores resultados para os pacientes.

O New Onset Diabetes Study (NOD) liderado pelo NCI - lançado em 2018 - foi projetado para inscrever 10.000 pessoas com idades entre 50 e 85 anos nos Estados Unidos recentemente diagnosticadas com diabetes ou hiperglicemia.

Os pesquisadores acompanharão os participantes do estudo por 3 anos e calcularão as taxas de incidência de câncer pancreático. As amostras regulares de sangue e tecido que eles coletam durante essa "janela de tempo crítica" podem capturar informações importantes. 

Os pesquisadores esperam que as informações coletadas ajudem a desenvolver um exame de sangue que possa determinar quais indivíduos com diabetes recente têm maior probabilidade de desenvolver câncer de pâncreas e podem se beneficiar de exames de imagem adicionais ou exames complementares.

A data de conclusão prevista para o estudo NOD é dezembro de 2025. No entanto, a inscrição tem sido mais lenta do que o esperado, chegando a cerca de 1.500 pacientes - ou 15% da meta.

Um outro grupo de pesquisa, o PanCAN,  também anunciou um estudo randomizado - a Iniciativa de Detecção Precoce do Câncer de Pâncreas (EDI) para início em breve. 

A iniciativa de US $ 25 milhões vai inscrever 12.500 participantes com base na primeira elevação da glicemia de jejum ou HbA1c. Os pesquisadores designarão aleatoriamente os participantes para um grupo de observação ou um grupo de intervenção. 

Aqueles no grupo de intervenção terão pontuações enriquecedoras de diabetes recente para câncer de pâncreas (ENDPAC) calculadas com base na idade, peso corporal e valores de glicose / HbA1c. 

Aqueles com pontuação ENDPAC maior que 0 serão submetidos a exames de imagem abdominal. Os participantes também fornecerão amostras de sangue em até cinco pontos no tempo. Os pesquisadores esperam determinar se a imagem no momento do início do diabetes ajuda a detectar o câncer de pâncreas mais cedo. 

As amostras de sangue dos participantes do estudo serão adicionadas a uma coleção do NCI para que possam ser analisadas para possíveis biomarcadores de câncer pancreático, o que pode levar ao desenvolvimento de uma modalidade de triagem que permite a detecção de câncer pancreático quando é passível de cirurgia. A data de conclusão prevista é 2030.

Uma compreensão mais profunda do papel do tabagismo no câncer de pulmão levou a testes em grande escala que resultaram no desenvolvimento de diretrizes nacionais para o rastreamento de populações de alto risco. O aumento da conscientização sobre a relação diabetes-câncer de pâncreas pode ser igualmente transformador. 

Precisamos imitar o que a comunidade científica implementou para fumantes e o consequente muito maior risco para câncer de pulmão. Em última análise, foram realizados ensaios que mostraram que as tomografias de baixa dosagem podiam detectar a doença precocemente e agora essa forma de triagem é considerada um padrão de atendimento de qualidade nos EUA atualmente.

Aguardamos ansiosamente que programas de rastreamento baseados em fatores de risco como tabagismo e diabetes de início recente também sejam implementados para o diagnóstico precoce do câncer pancreático.