Ayurveda: a sabedoria indiana para ter mais saúde e longevidade

Entenda sobre a milenar medicina indiana e a sua importância na promoção de equilíbrio, saúde e bem estar

31/07/2020 14:33
Pixabay
(foto: Pixabay)


Ayurveda é um dos mais antigos sistemas de cura existentes. Originário da Índia, seu nome deriva da terminologia sânscrita "ayur", que significa "vida" e "veda", que traduz "conhecimento" ou "sabedoria". Portanto Ayurveda é, literalmente, o conhecimento ou sabedoria da vida. 

Esse é um sistema holístico de saúde, abrangendo toda uma gama de abordagens benéficas, tais como massagens, sauna, fitoterapia, nutrição, desintoxicação, meditação, respiração, yoga entre outras.

Não há dissociação entre corpo e alma. Aqui temos uma filosofia mais abrangente, que encara a saúde como um todo integral. O objetivo é que, com mais saúde e longevidade é possível se alcançar a Moksha (iluminação). 

Somos seres que deveriam estar em uma integração natural com o ambiente: respirando o ar renovado pelas plantas, bebendo da água que o planeta nos dá, nos alimentando do que a terra oferece. Quando esse equilíbrio é desfeito abrimos campo para a doença se instalar.

A importância da alimentação saudável


Precisamos de equilíbrio com o universo exterior e interior. Algo básico no Ayurveda é: quando nossa qualidade digestiva é prejudicada e não temos fogo digestivo (Agni) eficiente, acumulamos toxinas (Ama) pelo corpo e isso gera quadros de doença e desequilíbrio. Técnicas como a massagem são excelentes para redirecionar tais toxinas de volta ao trato digestivo - o caminho natural de eliminação. 

A alimentação também deve ocorrer de acordo com a constituição individual de cada um. Uma alimentação mal direcionada ou de qualidade pobre também pode levar à diminuição de Agni e acúmulo de Ama no organismo. Um bom terapeuta ayurvédico poderá diagnosticar e prescrever a dieta correta após os diagnósticos.

Outros fatores relacionados aos hábitos alimentares também devem ser considerados. Por exemplo, não se deve discutir ao fazer uma refeição; deve-se sentar e comer calmamente sem excessos de estímulos; devemos nos habituar a fazer refeições em horários regulares; não se alimentar pouco tempo antes de dormir, etc. O alimento é remédio no Ayurveda e podemos otimizar muito nossa saúde através da mudança de hábitos neste sentido.

Método Panchakarma


Eventualmente também precisamos desintoxicar o organismo. Uma das maneiras de se fazer isso é o Panchakarma, que é uma purificação profunda do organismo e de seus canais. Uma série de ações ocorrem em tal procedimento, tais como jejum, massagem, sauna terapêutica, ingestão de substâncias depurativas entre outros. Lembrando que tais procedimentos só devem ser feitos por profissionais qualificados em Ayurveda.

Mais do que a prescrição de medicamentos, temos no Ayurveda um caminho de vida, uma proposta de mudança de estilo de vida em prol da saúde e longevidade. Somos orientados a mudar nossa rotina, horários de atividades, ações de autocuidado, hábitos alimentares e visão de mundo. Não se busca aqui apenas a cura de sintomas, mas o restabelecimento do equilíbrio da vida.


Igomer Henrique é massoterapeuta ayurvédico. Também atua como terapeuta holístico com técnicas diversas. Contato: igomerhenrique@gmail.com / Instagram: @epifaniasdevenus