Por que as bactérias estão mais resistentes?

Hospital Biocor promove simpósio para discutir e alertar profissionais de saúde e comunidade sobre o problema, que impacta a vida dos pacientes

por Estado de Minas 27/08/2019 13:25
Arek Socha/Pixabay
Superbactérias são alvo de debate (foto: Arek Socha/Pixabay )
 
Instituto Biocor promove nesta terça-feira (27), a partir das 17h, o II Simpósio sobre Antimicrobianos e Resistência Bacteriana. O encontro, que integra o Programa de Educação Continuada do hospital, é aberto à comunidade e tem inscrições gratuitas. Em debate, o uso racional de antimicrobianos e resistência bacterianar, um dos temas mais atuais na área de saúde.
    
“As bactérias têm desenvolvido mecanismos cada vez mais complexos de resistência, e, algumas vezes, se tornam resistentes a praticamente todos os antibióticos, o que dificulta sobremaneira a terapia das mais diversas infecções a exemplo de pneumonias, infecções urinárias, na corrente sanguínea, de pele, nos ossos e articulações, entre outras”, descreve o médico infectologista Estevão Urbano Silva, coordenador do simpósio. 

Interesse geral

O especialista lembra ainda que o interesse sobre o assunto é geral. Isso porque, segundo ele, embora o problema seja mais comum em hospitais, vem ganhando proporções alarmantes também na comunidade. “As principais justificativas para essa verdadeira epidemia são a prescrição inadequada pelos médicos, a automedicação pela população, o uso abusivo em veterinária (para favorecer a produção de animais para abate) e, especialmente, em instituições de saúde. Há, ainda, problemas como a baixa adesão dos profissionais de saúde a medidas simples, porém fundamentais para a segurança como o hábito de higienizar as mãos.”
 
Arquivo pessoal/divulgação
Estevão Urbano Urbano, médico infectologista (foto: Arquivo pessoal/divulgação)

 
Ele afirma que o público-alvo para o simpósio é formado por profissionais da saúde em geral, graduados ou em graduação, especialmente médicos, enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas. “ Abordaremos como principais focos temas como o uso racional dos antibióticos, bem com as medidas interpessoais de segurança para evitar a propagação dessas bactérias.”

As inscrições podem ser realizadas via telefone: (31) 3289-5080 ou diretamente no centro de estudos do Biocor Instituto.

Confira a programação:

17h - Uso racional de antimicrobianos.
18:10h - Resistência bacteriana - Estágio Atual.
19:10h – Discussão.
19:30h – Encerramento

Endereço: Biblioteca Biocor Instituto / Rua da Paisagem, 250, Vila da Serra – Nova Lima
 
Informações: (31) 3289-5080 / www.biocor.com.br/eventos