Exposição promove viagem ao útero materno

Qual é a realidade vivida por um bebê em formação? Como funciona o ambiente intrauterino durante a gravidez? Vídeo em 3D apresentado por maternidade de BH convida público a conhecer a experiência

por Estado de Minas 16/08/2019 12:16
Wonderful You/reprodução
Bebê em formação (foto: Wonderful You/reprodução)
 
Imagine se o ser humano fosse capaz de retornar no tempo para vivenciar novamente o período em que esteve no útero materno? Presenciar o momento em que os sentidos sensoriais do bebê são formados
 
Proporcionar a experiência em realidade virtual é o mote da exposição Uma viagem ao útero materno. Iniciativa da Neocenter Maternidade, a mostra permanente é aberta ao público e tem entrada gratuita. Para visitar, basta agendar um horário. 
 
 
O vídeo em 3D e 360º dura 20min. O visitante é convidado a usar óculos de realidade aumentada para percorrer a jornada.

O objetivo é  abrir a experiência para o público em geral. Afinal, além das mulheres, homens e crianças têm curiosidade de entender o que se passa no útero da mãe. 
 
Batizada de Wonderful You, a  experiência em realidade virtual foi criada pela produtora inglesa BDH, de Bristol, e chegou ao Brasil por meio da empresa Quanta DGT.
 
O conteúdo foi cientificamente pesquisado e a ideia é conduzir o público em uma viagem dentro do útero materno. Gestantes, pais e familiares podem acompanhar o desenvolvimento dos cinco sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão. Usando os óculus Rift, os participantes ficam totalmente imersos, enquanto podem acompanhar cada etapa do processo de desenvolvimento do feto.
 
Para que o público tenha uma experiência impactante, os criadores optaram por fazer mais que uma tradução dos textos para o português. A técnica escolhida foi a localização, muito utilizada em games. Assista ao trailler.
 
Lucas Negrissoli/divulgação
Mulher visita a exposição imersiva Viagem ao útero materno (foto: Lucas Negrissoli/divulgação)
 
  
Segundo os organizadores, o público tem elogiado a iniciativa.  "Temos realizado algumas experiências e as pessoas adoram! Tanto as mulheres quanto os pais, avós e até as crianças mais novas, que ficam supercuriosas em conhecer como se dá a formação da audição, olfato, paladar, tato e visão", afirma Tilza Tavares, responsável técnico do Neocenter Maternidade

Exposição Viagem ao útero materno

Onde: Neocenter Maternidade
Endereço: Rua Martinho Campos, 25, Cruzeiro (Bhte/MG)
Como agendar a visita: (31) 3972-8000 / hospitalidade@neocenter.com.br