Campanha da Sbem alerta pais sobre riscos do colesterol alto em crianças

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia chama atenção dos pais para a proteção do coração dos filhos

08/08/2019 11:46
Reprodução/Internet/Saúde Controle
(foto: Reprodução/Internet/Saúde Controle)

Alertar pais, familiares, professores e a população em geral sobre os riscos do colesterol alto nas crianças. É esse o foco da Campanha de Combate ao Colesterol 2019, promovida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Como tema central, Colesterol no alvo: proteja o coração dos seus filhos, que pretende mostrar que o colesterol alto é tão perigoso nas crianças quanto nos adultos.

“Entre as principais causas do colesterol alto estão a alimentação rica em gorduras, o excesso de peso e o sedentarismo. Mudando alguns hábitos simples, é possível ter uma vida mais saudável e proporcionar o mesmo para toda a família”, afirma Cynthia Valerio, Presidente do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Quem deve fazer o exame:


- Crianças entre 9 e 11 anos de idade (antes do início da puberdade).
- Crianças de 2 a 8 anos, se estiverem com sobrepeso, forem diabéticas ou que façam tratamento de saúde para doenças que o médico solicite. O mesmo vale para as crianças nessa idade que tenham familiares com histórico de doença cardíaca precoce (pais ou avós que tiveram infarto do coração ou AVC antes de 55 anos para homens e 65 anos para mulheres).
- O colesterol alto está mais presente em crianças com sobrepeso, mas crianças com peso normal também devem fazer o exame.

Colesterol e dislipidemia


O colesterol é uma substância produzida pelo próprio organismo e encontrada em todas as células do corpo humano. Ele também pode ser adquirido através do consumo de alguns tipos de alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite. Quando em excesso no corpo, ele pode se acumular nas artérias causando um estreitamento e até mesmo o entupimento, processo conhecido como arteriosclerose. Esse processo pode causar dificuldade de circulação, infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC), sendo que os dois últimos estão entre as principais causas de morte em todo o mundo, inclusive no Brasil.

A dislipidemia, que é a presença de níveis elevados de gorduras no sangue (colesterol e triglicerídeos), é o principal fator de risco tratável para evitar esses males. A maioria das pessoas tem colesterol alto pelo estilo de vida inadequado, e muitas não sabem que ele pode matar. Obesidade, sedentarismo, estresse, alimentação gordurosa e tabagismo são os vilões que podem afetar a sua saúde.

Um outro grupo tem níveis altos de colesterol devido à genética. Por isso, nem sempre a dieta é suficiente para o controle total. O indicado é usar medicamentos seguros e eficientes, de acordo com orientação médica para que a prevenção seja realmente eficaz.