Conhecimento e domínio das técnicas de expressão corporal acrescentam valor aos relacionamentos em qualquer ambiente

É importante estar atento à linguagem corporal, porque ela revela mais do que se possa imaginar. Livro de Pierre Weil e Roland Tompakow ilustra bem esses gestos e atos corporais

por Lilian Monteiro 28/07/2019 17:40
Anthenor Neto/Divulgação
"Os gestos, o corpo e o olhar transmitem os reais sentimentos e pensamentos" - Jennifer Lobo, coach de comportamento (foto: Anthenor Neto/Divulgação)

Contato visual, movimentos, expressão facial, posturas, gestos... O corpo fala. Na maioria das vezes, não paramos para pensar na linguagem corporal, no que transmitimos como comunicação não verbal. No entanto, é importante estar atento, porque ela revela mais do que se possa imaginar.

Críticos à parte, certo é que pioneiros no estudo da linguagem corporal, o professor da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), Albert Mehrabian, e o antropólogo Ray Birdwhistel são referência mundial no assunto. O primeiro, na década de 1960, criou a regra 7-38-55, números que representam o peso relativo ou importância atribuída às três grandes áreas da comunicação: o conteúdo das palavras (7%), o tom de voz (38%) e a linguagem corporal (55%). Já Birdwhistel descobriu que as palavras correspondem a menos de 35% das mensagens transmitidas numa conversa frente a frente. O restante, em torno de 65% da comunicação, é feito de maneira não verbal. O que significa que analisar e aprender como lidar com o nosso gestual é um diferencial nas relações sociais. 

Jennifer Lobo, coach de relacionamento e comportamento, primeiro explica que linguagem corporal é uma forma de comunicação não verbal extremamente importante porque “complementa aquilo que expressamos verbalmente”. E ela, simplesmente, transmite tudo. “Os gestos, o corpo e o olhar transmitem os reais sentimentos e pensamentos. Quantas vezes, para agradar a alguém, dizemos algo em que não acreditamos? As palavras passam pelo nosso racional, mas o verdadeiro sentimento é demonstrado pelo corpo. Observe alguém que está contando uma mentira. Normalmente, as mentiras já são mais elaboradas verbalmente, repletas de detalhes, mas a pessoa, invariavelmente, vai desviar o olhar do interlocutor, ou olhar para cima, para baixo.... Se isso ocorrer, desconfie. Uma das formas de obter a confiança do interlocutor é o 'olho no olho'. E não é algo fácil para todos, inclusive por timidez.”

A coach de comportamento explica que as pessoas são únicas em suas expressões verbais e não verbais, mas alguns gestuais são comuns. “Cruzar os braços para se colocar na defensiva ou demonstrar que não está aberto a opiniões diferentes das suas. Um interlocutor que aproxima o rosto e coloca o tronco para a frente demonstra interesse e atenção naquilo que falamos. Uma pessoa que anda sem olhar para o chão, de forma decidida, revela confiança. Um aperto de mão firme denota o mesmo sentimento. Falar com calma, articulando bem as palavras, passa credibilidade. O famoso franzir de testa traduz uma certa irritação. Esses gestos são comuns e saber identificá-los é importante para os relacionamentos.”

OBSERVAÇÃO


Entre as linguagens, a do olhar é uma das mais reveladoras. Jennifer Lobo explica o porquê: “Até conseguimos conter os gestos, mas não os sentimentos expressos com o olhar. Ele é extremamente revelador. Aqueles que procuram (e conseguem) enxergar no olhar a veracidade daquilo que está sendo dito são privilegiados. Com muito exercício e observação, você conseguirá até perceber o que o seu próprio olhar expressa enquanto está falando.” Logo, é possível dominar a expressão para não ser prejudicado. É possível e necessário dominar a linguagem corporal para ser beneficiado por ela. Não ter consciência da sua importância é prejudicial. “O conhecimento e o domínio das técnicas de expressão corporal acrescentam valor aos relacionamentos em qualquer ambiente.”

Assim, analisar e aprender como lidar com o gestual é um diferencial nas relações sociais. “Quem acredita em alguém que não se expressa corretamente, fala de forma atabalhoada, sem coerência de pensamentos? Isso também vale para as relações sociais e amorosas. Com o corpo demonstramos os sentimentos, principalmente nos relacionamentos amorosos. Ele vai expressar o interesse pelo parceiro, a incompreensão, a impaciência, o nível de abertura, o momento de iniciar e encerrar uma discussão. Tão ou até mais importante do que as palavras que usamos, os gestos, a postura e a expressão facial revelam mais do que podemos supor ou pretendemos demonstrar. Então, cuidado para não afastar o parceiro com uma 'revirada de olhos'.”

Jennifer Lobo chama a atenção para a linguagem corporal no ambiente de trabalho. “Ela tem um poder imenso. É preciso saber se posicionar no ambiente corporativo. Atentar para a postura, tom de voz e gestos. Em todas as ocasiões, é necessário transmitir segurança e positividade e ter o conhecimento das técnicas que vão diferenciá-lo dos demais. Em uma entrevista de emprego, além de passar segurança ao recrutador, é preciso demonstrar interesse. Nada de cruzar os braços, dar um aperto de mão sem firmeza, olhar para baixo. É fundamental usar a linguagem adequada e transmitir coerência de pensamentos. O mesmo vale para uma apresentação. A maioria detesta e fica apavorada só com a ideia de falar em público, subir no palco. Para muitos, é assustador. Mas há técnicas para lidar com esse tipo de medo. Nada pior do que uma pessoa com o corpo imóvel, fazendo uma apresentação como se lesse um texto decorado. É necessário interagir com a plateia, conquistar a atenção, desenvolver a empatia. Muitos exercícios e o domínio das técnicas de expressão corporal facilitam a vida e se traduzem em uma qualificação extremamente importante no ambiente profissional.”

Laurie Correa/Divulgação
(foto: Laurie Correa/Divulgação)
Cinco perguntas para...

Bruno Santos, palestrante, especialista em linguagem corporal, mentiras e microexpressões


1) Qualquer pessoa pode interpretar a linguagem corporal? No que deve estar atento?

Todos são especialistas em linguagem corporal (sabemos, por exemplo, determinado comportamento de uma pessoa, o que ela pretende, principalmente cônjuge ou próximos). O que o estudo dessa ciência faz é aperfeiçoar o indivíduo para descodificar todos os gestos. Porém, deve-se ter cautela. Ninguém está apto a interpretar corretamente todos os gestos sem o devido estudo e até mesmo anos de prática. A linguagem corporal nada mais é que uma exteriorização de nosso consciente, e ela se desenvolve constantemente e devemos estar atentos em qualquer gesto que possa denotar agressividade ou tomada de decisão premeditada. São inúmeros, e cada qual tem sua peculiaridade e não teríamos condições de listar todos aqui.

2) É possível 'mentir' na linguagem corporal?


Sim! Os bons 'mentirosos' da linguagem corporal são os atores. Eles conseguem exteriorizar a emoção na linguagem corporal devido a anos de prática. Para que uma pessoa minta na linguagem corporal é a mesma situação. Ela requer treino e precisa veementemente acreditar no que diz para que o corpo exteriorize da mesma forma e não mostre incongruências ou atos de falha. Esse treino para mentir varia de personalidade para personalidade. Pessoas tímidas jamais conseguem mentir na linguagem corporal.

3) Qual a importância da linguagem corporal no ambiente corporativo, no trabalho?

A linguagem corporal hoje em dia no ambiente corporativo é uma competência mais importante que uma segunda língua. Com o conhecimento da ciência, podemos ser resolutivos em negociações, reuniões etc. É importantíssimo termos em mente o que o “outro” pretende e, principalmente, podermos definir possíveis 'personalidades de risco'.

4) A linguagem corporal pode definir, interferir ou ajudar nas relações pessoais?

Sim. Em uma negociação, por exemplo. Seu oponente jamais vai dar margem máxima para fechamento do negócio se notar (mesmo que inconscientemente) que você está temeroso ou mostrando nervosismo. Nas relações pessoais a mesma coisa. Principalmente em situações de risco. Um assaltante, notando que você está com as pernas 'bambas' e mostrando medo, vai interpretar que ele tem poder sobre você e seu trabalho está tranquilo. Tanto nas duas situações, como em inúmeras outras, aqueles que têm esse tipo de atividade constantemente sabem interpretar a linguagem corporal, pelos anos de prática.

5) Quais os gestos mais comuns e o que eles 'falam'?

Um dos gestos que mais vemos no dia a dia é do polegar segurando o queixo e o indicador levantando a bochecha. Quem mostra esse gesto está tendo pensamentos críticos sobre você ou sobre o tema tratado. É notadamente visto em reuniões ou até mesmo em conversas das mais simples. Outro gesto é sobre os pés. Em uma conversa, repare sempre para onde estão voltados os pés da pessoa. Os pés apontam para onde nossa mente está. Quando alguém está frente a frente com você, e ela, a todo custo, quer sair da conversa, seus pés, direcionam-se para fora do seu ângulo, voltado muitas vezes para a abertura mais próxima que existir. Sua mente exterioriza sua verdadeira intenção. Além das conversas, esse tipo de gesto ocorre muito na paquera, porém, é outro assunto a ser tratado.

Saiba mais

Preste atenção aos sinais

» Sentar-se da forma adequada de acordo com o ambiente, sem se expor demais, demonstra educação

» Ficar em pé sem os braços cruzados ou mãos nos bolsos transmite confiança e segurança

» Andar com elegância, mesmo com saltos altíssimos, sem muito movimento nos quadris e sem olhar para o chão, projeta positividade

» O corpo sempre deve ser movido com suavidade, sem movimentos bruscos ou dramaticidade. Ritmo acelerado ou agressivo gera uma sensação de estresse e de falta de confiança

» Levar a mão à boca enquanto fala ou desviar o olhar do interlocutor passa a impressão de mentira

» Um olhar sem foco pode demonstrar confusão, como quem procura uma imagem mental para apoio

» A famosa revirada de olhos denota irritação e desprezo

» Contrair a testa significa tensão, dúvida ou nervosismo, um ponto muito negativo

» Cruzar os braços afasta os outros, representando a imposição de uma barreira física, ou seja, nenhuma abertura quanto àquilo que está sendo dito

» Um aperto de mão firme demonstra confiança

» Falar com calma, articulando bem as palavras e mantendo a tranquilidade, transmite credibilidade

None
Para ler...

O livro O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não verbal, dos autores Pierre Weil e Roland Tompakow, da editora Vozes, tenta desvendar a comunicação não verbal do corpo humano, primeiramente analisando os princípios subterrâneos que regem e conduzem o corpo. A partir desses princípios, aparecem as expressões, gestos e atos corporais que, de modos característicos estilizados ou inovadores, expressam sentimentos, concepções ou posicionamentos internos. Acompanham 350 ilustrações, distribuídas em 288 páginas.