Cirurgia de nariz está entre as cinco mais procuradas pelos homens

Grande, pequeno, adunco, torto? Público masculino adere à rinoplastia; saiba a partir de quando é possível operar e outros detalhes da técnica top 5 no ranking dos consultórios

por Estado de Minas 25/07/2019 10:00
Holding/divulgação
Rinoplastia masculina (foto: Holding/divulgação)
 
Também para a parcela masculina da população uma aparência harmônica, bem cuidada e satisfatória é cartão de visitas.  Inclusive no mercado de trabalho

Não por acaso, a rinoplastia – ou cirurgia estética que objetiva corrigir o nariz – está entre as mais procuradas por eles nos consultórios, como revela pesquisa elaborada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, que engloba os procedimentos realizados em 2017 em todo o mundo.

 
No entanto, é preciso estar atento a alguns cuidados antes de contratar uma rinoplastia. O cirurgião plástico Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em Rinoplastia Estética e Reparadora pela Western University, lembra que é preciso avaliar caso a caso para ver se realmente há indicação para a cirurgia. 

A seguir, o médico detalha o perfil do paciente que costuma operar, além de descrever as principais indicações e diferenças entre a rinoplastia feminina e a masculina

Confira!

Primeiro passo - “Antes de fazer a operação no nariz, é essencial que se consulte um cirurgião plástico de confiança, para que ele faça uma análise se o procedimento é o mais indicado para a correção que o paciente deseja fazer”. 
   
Faixa etária -  “Homens que requisitam a operação em busca de uma melhor harmonia facial estão na faixa dos 20 a 30 anos”, aponta o médico. Rubez lembra que a cirurgia nunca é indicada para menores de 15 anos, uma vez que a rinoplastia masculina é recomendada apenas após as estruturas do nariz já estarem desenvolvidas.” 

Arquivo pessoal/divulgação
Cirurgião Paolo Rubez (foto: Arquivo pessoal/divulgação)
Estética e funcionalidade
– O médico lembra que, antes de confirmada a indicação para o procedimento, o médico analisa as necessidades do paciente de acordo com a estética e funcionalidade do nariz. “Geralmente, o homem procura o médico quando as características nasais que o incomodam interferem na aparência, ainda mais quando o paciente tem histórico de bullying ou insegurança no convívio social”, completa. 

Indicações – O especialista destaca que as principais condições nasais que levam o homem a fazer o procedimento são: dorso e ponta em formatos desproporcionais; narinas grandes; desvio de septo;  desconforto com tamanho do nariz; ponta do nariz grande ou caída, e hipertrofia dos cornetos nasais (carne esponjosa localizada no interior da cavidade)“. 

Técnicas - Para realizar o procedimento masculino, duas técnicas são mais utilizadas. A rinoplastia aberta consiste em uma incisão pequena na base do nariz, entre as narinas, e outra na parte interna nasal. “Essa técnica dura em torno de duas a quatro horas para ser finalizada e é indicada em casos de mudanças expressivas na estrutura do nariz, para obter uma melhor visão durante o procedimento”, explica Paolo. 

Já a rinoplastia fechada é a técnica realizada com uma só incisão na parte interna do nariz e pode levar em torno de duas horas. “Essa abordagem reduz a visualização do profissional durante a cirurgia e é recomendado apenas em casos de mudanças pontuais”, acrescenta o médico. 

Vale lembrar que o procedimento é realizado com anestesia geral no paciente para uma melhor segurança durante a cirurgia e, após a execução da sutura com técnica adequada, a cicatriz na região nasal se torna imperceptível.

Diferenças entre rinoplastia masculina e feminina – Apesar de a técnica ser igual, a maior distinção na cirurgia entre os dois públicos é o objetivo estético final, com o conceito de nariz harmonioso diferente para os dois sexos. “Isso ocorre porque a medida do nariz dos homens é maior do que a das mulheres, com características como a projeção e rotação menor da ponta, variando entre 90 e 95 graus nos homens e 95 a 105 graus nas mulheres, além de um dorso mais retilíneo e uma pele mais grossa”, acrescenta o médico.
 
Recuperação – Em relação à recuperação do paciente, o médico afirma que tanto a rinoplastia masculina quanto a feminina é indolor, mas são esperados inchaço no nariz e roxidão na região das pálpebras inferiores. “O paciente pode voltar ao trabalho depois de aproximadamente 10 a 14 dias e realizar atividades mais pesadas após quatro semanas. Os resultados do procedimento aparecem conforme o inchaço diminui e as cicatrizes desaparecem no período de até um ano, em média”.  
 
Resultados - Após a cirurgia, modificações como a retificação do dorso, melhora do ângulo e da definição da ponta nasal, e melhora na função respiratória são as mais percebidas pelos pacientes”,  finaliza o cirurgião plástico.