Slime: 'febre' entre a criançada pode fazer mal à saúde

Pediatra aponta o ácido bórico, uma das substâncias usadas para confeccionar o composto gelatinoso, como vilão da brincadeira. Saiba como prevenir

por Estado de Minas 24/05/2019 15:13
Flickr/Reprodução
(foto: Flickr/Reprodução)
 
Seu filho gosta de produzir slime? Pois saiba que a brincadeira com o composto gelatinoso, que chama a atenção pelas formas e cores diversas, pode afetar a saúde das crianças. O alerta é do médico Werther Brunow de Carvalho, coordenador de pediatra do Hospital Santa Catarina, de São Paulo. Segundo ele, o contato repetido com o produto pode causar queimaduras e dermatites alérgicas.

O perigo vem de uma das substâncias da fórmula caseira do slime, o ácido bórico (pó de bórax). “Tipo de desinfetante, o composto químico pode irritar e queimar a pele, além de causar alergias de contato, principalmente quando usado em alta concentração.”  As demais substâncias para a confecção do slime geralmente são bicarbonato de sódio, cola branca ou de isopor e corantes. Algumas receitas levam espuma de barbear, xampu e sabão em pó. “O grande problema é que não há padronização da quantidade desses componentes. Com o contato frequente, a criança pode apresentar sintomas como inchaço e vermelhidão na pele. Em casos mais graves, o manuseio pode levar a queimaduras", ressalta.
 
Prevenção - O pediatra reforça que a principal forma de prevenção é evitar o uso de ácido bórico na confecção do slime. Outra dica é limitar o tempo de contato da criança com o produto. O uso de equipamentos de proteção como luvas e aventais também é indicado. "Além de evitar que a criança brinque demasiadamente com o produto, deve-se evitar o slime que tenha como base o ácido bórico. Caso algumas dessas manifestações apareçam, os pais devem entrar em contato com o pediatra para avaliação do quadro.”

Confira, a seguir, um bate-papo com o especialista: 

Qual é a proteção mais indicada para manusear o slime? 
A melhor proteção é a prevenção e a informação (dos pais e da criança), lembrando que o manuseio deve ser realizado utilizando-se aventais e luvas. Na hora do preparo, a criança deve estar em ambiente ventilado e sob a supervisão de adultos. Importante lembrar ainda do hábito de lavar as mãos após o manuseio e de usar um agente hidratante de pele após a brincadeira.
 
Quais tipos de dermatite alérgica o ácido bórico pode ocasionar? 
Vermelhidão, coceira e inchaço são sinais de alerta e não devem ser desprezados. Reforço que o contato continuado com o agente químico pode agravar os sintomas. Em caso de aparecimento de lesões na pele ou mucosas, deve-se suspender imediatamente o contato com o produto e procurar ajuda médica. 

O contato com o material pode ocasionar outros problemas?
Sim, o contato do produto químico pode determinar lesões nas regiões mucosas, pois as crianças levam frequentemente as mãos para os olhos e a boca, enquanto preparam o slime.
 
O sr. já atendeu a casos de crianças intoxicadas pelo contato excessivo com slime? 
Até o momento não atendi casos graves, apenas algumas crianças com lesões localizadas e leves. Mas o alerta é importante, principalmente em relação ao uso do ácido em excesso, que pode lesionar peles mais sensíveis.