Saiba a importância de ter hábitos saudáveis desde a infância

O Dia Mundial da Infância, celebrado hoje, traz como destaque a importância de uma alimentação balanceada e nutritiva para a criança, o que vai refletir na fase adulta

por Bruna Curi* 21/03/2019 18:00
Cristiano Assis
A médica pediatra Patrícia Silva Lima Ocelli fala sobre os benefícios de uma boa alimentação (foto: Cristiano Assis)
Uma alimentação saudável e balanceada é importante em todas as fases da vida, mas principalmente na infância. Desse modo, o Dia Mundial da Infância, celebrado hoje (21), serve de alerta aos pais para que procurem dar mais atenção à alimentação de seus pequenos. 

A médica pediatra Patrícia Silva Lima Ocelli, graduada em nutrição, explica que manter uma boa alimentação na infância é primordial para o crescimento e o desenvolvimento da criança. Durante essa fase da vida, a alimentação tem papel especial, já que a criança se relaciona com o mundo por meio das experiências sensoriais. Além disso, é durante a infância que a criança desenvolve e cultiva uma boa relação com o alimento, que levará consigo para o resto da vida. “A alimentação é fundamental para que a criança entenda os sinais biológicos de fome, sede e saciedade, aprenda como e quando se alimentar, enfim, relacione-se com o alimento. Por isso, é tão importante que se dê especial atenção às refeições dos pequenos, observando-se hora, local, companhias, o que se come e variedade de alimentos, entre outros aspectos”, explica a pediatra.

SENSORIAIS A boa alimentação cultivada desde cedo vai refletir na vida adulta, já que o paladar de uma criança é como uma “folha em branco”. “Ela conhece e explora o alimento a partir das experiências sensoriais que oferecemos a ela. E, assim, vai formando seu paladar, que determinará a escolha de alimentos ao longo da vida. Quanto mais ricas forem essas experiências, melhor será a aceitação de alimentos variados na idade adulta.” Além disso, para o desenvolvimento, são necessários nutrientes de todos os tipos, que podem ser encontrados em uma grande variedade de alimentos. “O desenvolvimento neurológico da criança é completamente dependente de uma boa nutrição. Sua capacidade cognitiva pode ser influenciada pela alimentação na infância, quando o cérebro e as sinapses estão se formando”, afirma.

No entanto, o mundo contemporâneo vem mudando o hábito de vida das pessoas. Cada vez mais os indivíduos estão consumindo congelados, fast foods e outras comidas de fácil preparo. Consequentemente, isso afeta a alimentação e os hábitos alimentares das pessoas. “A qualidade nutricional ficou em segundo plano”, lamenta Patrícia Ocelli. A especialista recomenta que a dieta na infância seja a mais natural possível. “Deve-se resgatar o hábito de preparar as refeições em casa, minimizar o consumo de alimentos industrializados, especialmente os ultraprocessados. As quantidades são individuais e variam conforme a faixa etária, mas a fome e a saciedade são ótimos guias”, ensina.


Dicas para alimentação saudável
– Evitar os alimentos industrializados
– Priorizar as refeições preparadas em casa, com ingredientes e temperos naturais
– Fazer as refeições à mesa, se possível em família

Fonte: Patrícia Silva Lima Ocelli, pediatra e nutricionista

* Estagiária sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares