'Um olhar preventivo' realiza atividades gratuitas neste sábado para alertar sobre glaucoma

Evento será na Praça da Liberdade, das 8h às 11h30, com exames de triagem, medições de pressão arterial, medição de glicemia e cálculo de IMC

por Bruna Curi* 15/03/2019 18:30

Edésio Ferreira/EM/D.A Press
Evento do ano passado reuniu várias pessoas que participaram das atividades na Praça da Liberdade (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press )

Neste sábado, a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, será sede da segunda edição do evento “Um Olhar Preventivo”, que tem como objetivo central prevenir o glaucoma, doença ocular que causa dano ao nervo óptico, podendo levar à perda da visão.

Promovido pelo Núcleo de Oftalmologia Especializada, o evento oferece atividades gratuitas, das 8h às 11h30, quando as pessoas vão poder se informar mais sobre a doença. Também vão ser realizados exames de triagem. Além disso, vai ter medições da pressão arterial, medição de glicemia, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e a presença de profissionais da área da saúde para falar sobre como levar uma vida saudável.

Segundo o oftalmologista e diretor do Núcleo de Oftalmologia Especializada, Alberto Diniz Filho, a importância da conscientização sobre o glaucoma é importante pelo fato de se tratar de uma doença silenciosa; normalmente, os sintomas não aparecem em sua fase inicial. “A maioria dos tipos de glaucoma progride em suas fases precoces, sem nenhum sintoma ou qualquer sinal de alerta para o paciente.

A perda de campo de visão é inicialmente periférica, podendo aumentar para a perda total da visão se não diagnosticada e tratada adequadamente”, explica.

A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de outros centros de pesquisa internacionais alertam que, em 2020, aproximadamente, 80 milhões de pessoas vão ter glaucoma, e em 2040 esse número vai aumentar para 111,5 milhões de pessoas. Desse modo, o foco da campanha vai ser a prevenção da doença. “Vamos fazer exames gratuitos, buscar identificar a doença mais precocemente e alertar para a população sobre o glaucoma.”

O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Glaucoma, e faz parte do calendário oficial da Semana Mundial do Glaucoma, que reúne uma série de atividades desenvolvidas entre os dias 10 e 16 de março, promovida pela Associação Mundial do Glaucoma.

 

* Estagiária sob supervisão da editora Teresa Caram