Conheça a geocosmética, estudo que orienta a indústria de produtos de cuidados e beleza

Saiba como a diversidade da pele da brasileira e as características climáticas e culturais de cada região do país são levadas em conta na fabricação de produtos de maquiagem e beleza

por Laura Valente 17/07/2018 13:08

Josefina Bietti/Divulgação
A modelo mineira Maria Oliveira posa para campanha de linha da Natura específica para a mulher Brasileira (foto: Josefina Bietti/Divulgação)

País de dimensões continentais, o Brasil é berço esplêndido da diversidade cultural e étnica, o que reflete na cor e tipo de pele e, consequentemente, nas escolhas de produtos de maquiagem. Há de se levar em conta, ainda, a realidade climática de cada região do país para não deixar a base escorrer diante do calorão ou ficar com a pele ressecada demais quando a umidade do ar é reduzida.

Tais características compõem o que especialistas chamam de geocosmética, ou o estudo detalhado de referências regionais que balizam a indústria na fabricação de produtos de cuidados e beleza, a partir de demandas reais do público-alvo de determinada localidade. “A diversidade cultural e étnica brasileira sempre foi fonte de inspiração de pesquisas antropológicas e técnicas que nos permitem desenvolver produtos e marcas que se conectam de maneira mais direta com os consumidores”, afirma Fernanda Rol, diretora da unidade global de cosmética da Natura.

Ela também cita as diferentes expressões culturais brasileiras como inspiração para a criação de cores e conceitos que geram identificação com o público. “Entender essa diversidade leva o consumidor a se relacionar com produtos que falam com seu tom de pele e seu tom de ser, principalmente no caso da maquiagem”, cita. Tanto que a marca acaba de lançar novidades na Aquarela, linha 100% voltada para a diversidade da mulher brasileira, projeto em que o comportamento do consumidor também é levado em conta.

“É claro que a brasileira não usa a mesma maquiagem. A carioca, por exemplo, prefere algo menos elaborado. Já a paulista gosta de caprichar nos olhos. Percebo que as mineiras gostam de maquiagens mais marcantes, talvez um pouco parecidas com as goianas. Já a turma do Norte e do Nordeste gosta de uma maquiagem que dure bastante, já que são regiões quentes”, caracteriza Marcos Costa, maquiador oficial da marca.

IDENTIFICAÇÃO

Outra empresa de cosméticos brasileira, O Boticário reforça a importância de estudos sobre a geocosmética no Brasil. “Os produtos são desenhados levando em consideração clima, hábitos e geografia. Constantemente, realizamos pesquisas regionais para entender as especificidades de cada público”, explica Diego Costa, gerente da categoria de maquiagem da marca. E justifica: “Hábitos e rotina de uso, tipos de pele, perfumação, níveis de oleosidade, necessidade de maior resistência ao suor, proteção solar, nível de cobertura, grau de luminosidade e cores são itens extremamente influenciados pela localização geográfica e considerados em nossos lançamentos”.

QUASE 50 TONS DE PELE

Nesse trabalho que envolve pesquisas, entrevistas, monitoramentos de tendências e perfis de consumidores, “inputs analisados no desenho ideal de cada formulação e embalagem”, descreve, exemplo da diversidade brasileira vem da base Matte effect. “Com o objetivo de mapear os diferentes tons de pele que compõem a nossa população, contemplamos seis cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, Brasília e Porto Alegre) e ouvimos mais de 1, 5 mil pessoas. O resultado são 162 tonalidades de pele identificadas, agrupadas em 47 tons de pele que abrangem toda a população brasileira. Com isso, a régua de cores das bases líquidas Matte effect cumpre o objetivo de atender a essa grande diversidade de tons de pele.”

COLETIVO X INDIVIDUAL

Além das pesquisas localizadas, outra estratégia da indústria cosmética para conhecer a realidade geocosmética de cada região é a parceria com a comunidade, incluindo aí consultoras e mulheres que influenciam a opinião pública. “Em um trabalho de coconstrução, trabalhamos de forma ativa com consultoras de diferentes regiões do país para entender as diferentes realidades locais e dados acerca da mistura étnica”, reforça Fernanda Rol, da Natura. O objetivo, completa, “é desenvolver cores mais próximas das peles brasileiras, além de fórmulas mais leves e precisas, o que pode ser visto na campanha de Aquarela, que explorou a proposta de trabalhar com um olhar criativo gerado a partir de uma diversidade de olhares de grupos de cocriação com o intuito de criar um legado criativo de brasilidade e beleza”.

Jackson Romanelli/EM/D.A Press - 15/9/10
Maquiadora senior da M.A.C, Fabiana Gomes explica que o desenvolvimento de produtos envolve maquiadores, influencers e cientistas (foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press - 15/9/10)

Na canadense M.A.C não é diferente, como revela Fabiana Gomes, maquiadora sênior da marca. “O desenvolvimento de produtos envolve maquiadores, influencers e cientistas que avaliam oportunidades em cada mercado com o objetivo de desenvolver produtos baseados na demanda de cada região.” Ela explica ainda que as ações levam em conta não só tons de pele, mas dados variados, como faixa etária e estilo de vida, num painel o mais diverso possível.

A maquiadora lembra, ainda, que a cultura de maquiagem é recente no Brasil, o que indica que estamos em processo de aprendizagem. “Nesse sentido, talvez o mais importante seja observar as preferências da mulher brasileira, uma área ainda recente em comparação a outros países mais ‘antigos’. Então, vivemos momentos de construção de intimidade com maquiagem, desejos, maneiras de usar e técnicas. Estamos em processo de aprendizagem”, afirma.

Nesse sentido, ela afirma que jogar uma lupa sobre a individualidade do público é um diferencial. “Trabalhamos com a ideia de tocar, atingir e atender a demandas personalizadas por meio da atuação dos artistas disponíveis nas lojas para entender não só como é o tipo de pele, mas como é a condição de pele, como ela é afetada pelo clima, qual é o desejo e estilo daquele cliente e o que busca naquele momento. A importância disso pode ser comparada sob a ótica da diferença entre alta-costura e prêt-à-porter: é a personalização, é a customização, é algo feito, recomendado, escolhido a dedo para você baseado nas suas necessidades, no que você está buscando, sob medida”, encerra.

Glossário de texturas

Marcos Costa, maquiador da Natura, descreve as principais texturas e efeitos dos produtos desenvolvidos pela marca para o público brasileiro. Em linhas gerais, ele afirma que perfis de peles oleosas devem preferir produtos com acabamentos mais mattes, “aquelas bases que se transformam em pó são ótimas!”. Já as peles muito secas, indica Costa, podem usar produtos com brilho, “sempre deixando o rosto o mais natural possível”. Saiba mais a seguir.

» Na boca

Batom matte: a textura, ótima para peles oleosas e em alta entre as brasileiras também na pele, promove a sensação de mais durabilidade. Porém, um produto emoliente também traz fixação.

Batom hidratante: em geral, a textura hidratante tem brilho, o que gera a ideia de que não fixa tão bem. Para aumentar a aderência e a durabilidade na boca, dica é aplicar leves camadas de base e pó antes. As peles secas se adaptam muito bem com texturas hidratantes.

» Nos olhos, o acabamento das sombras pode ser:

Matte: ótima textura para sombras mais escuras como preto, marrom e berinjela.

Cintilante: todo cuidado é pouco. Em geral, quem não tem tanta habilidade com a maquiagem deve usar sombras perolizadas, pois têm textura mais suave.

Metalizada: moderna e confere aquela luz atual à maquiagem. Vale para sombras, batons e até mesmo blushes. Gosto, por exemplo, de uma pele matte e natural com sombras metalizadas.

» A base ideal

O que a brasileira procura em uma base, segundo O Boticário: controle de oleosidade, ausência de brilho, resistência à água e ao suor, cobertura de imperfeições, uniformização do tom da pele, redução da expressão de poros e linhas de expressão sem craquelar e com longa duração.

» Aquarela brasileira

Veja quais são as cores de maquiagem mais indicadas para diversos tons de pele da mulher brasileira e se jogue! Palavra do maquiador Marcos Costa, de Natura.

Muito clara: prefira cores mais quentes, como cor de melão e dourado claro.

Clara bege: tons de salmão ou coral são boas escolhas.

Clara rosada: também indico tonalidades quentes, bronze e bege são ótimas!

Morena rosada ou oriental rosada: faça um contraponto com cores quentes, como a dourada, coral ou marrom.

Morena amarelada ou oriental amarelada: aqui já indico cores que variam do rosa, salmão e vermelho-tomate.

Morena escura bronzeada ou oriental bronzeada ou mestiça: se estiver bronzeada mesmo, ficam lindas com makes bronzes.

Mulata amarelada: vermelho, vinho e rosa-escuro são algumas boas tonalidades.

Mulata escura: chocolate, vermelho-escuro e vinho são boas escolhas.

Negra amarelada: as cores que puxam para o rosa, vinho e caramelo ficam lindas!

Negra escura: para elas, eu amo o tom de berinjela, vinho, preto e roxo!