Drogaria promove campanha sobre uso correto de medicamentos

Até sexta-feira, 20 unidades espalhadas pela Grande BH oferecerão orientação personalizada gratuita, além de aplicar um teste

02/05/2017 19:09
'Você sabe usar seus remédios de forma correta?'. É com essa pergunta que a Drogaria Araujo vai abordar os clientes durante a Campanha sobre o Uso de Medicamentos, que será promovida até esta sexta-feira, quando se comemora o Dia Nacional pelo Uso Racional dos Medicamentos.

A ação integra um programa da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), promovido simultaneamente em milhares de drogarias em todo o Brasil, que tem como foco o acompanhamento de doenças crônicas por meio da conscientização da população.

 

Uma das preocupações frente à automedicação e ao uso indiscriminado de medicamentos é o risco de intoxicação. Dados da Anvisa revelam que a intoxicação por medicamentos ocupa o primeiro lugar entre as causas de intoxicação registradas em todo o país, à frente dos produtos de limpeza, dos agrotóxicos e dos alimentos estragados. Os analgésicos, os antitérmicos e os anti-inflamatórios representam as classes de medicamentos que mais intoxicam.

 

Ao longo da semana, toda a orientação personalizada será feita pelos farmacêuticos em 20 unidades da Drogaria Araujo, que aplicarão um teste e darão orientações gratuitas à população. O objetivo é conscientizar as pessoas quanto à importância da adesão ao tratamento, educando sobre o uso correto e descarte de medicamentos, por exemplo, pois o uso não racional de medicamentos está associado a danos diversos.

Segundo a Abrafarma, as principais causas de morbidade evitável relacionadas a medicamentos são a prescrição inadequada, reações adversas, não adesão ao tratamento, superdosagem ou subdosagem e erros de medicação. “Nossos programas visam a adoção de novos hábitos de saúde e o suporte ao tratamento prescrito pelo médico ou profissional de saúde. As pessoas podem aproveitar a oportunidade para tirar todas as suas dúvidas e colocar o tratamento nos trilhos, pois o aconselhamento farmacêutico sobre o uso de medicamentos é uma prática importante”, afirma o farmacêutico Marco Machado, responsável pelo projeto na Drogaria Araujo.

Ele dá algumas dicas sobre como usar os medicamentos de forma correta, como procurar saber para que serve cada remédio que a pessoa toma, acompanhar a evolução da saúde e dos exames para saber se o efeito esperado está sendo alcançado e seguir uma rotina organizada para tomar os remédios. “Além disso, é importante não alterar a dose dos medicamentos sem orientação profissional e respeitar a receita médica, o que fazermos integralmente na Araujo”, explica.

 

Até novembro, serão realizadas 13 campanhas que tratarão de temas como o tabagismo, imunização, autocuidado, diabetes, hipertensão, entre outros. A Drogaria Araujo conta com oito programas de promoção da saúde: Hipertensão em dia, Diabetes em dia, Colesterol em dia, Autocuidado, Imunização, Programa Parar de fumar, Programa Perda de Peso, e Adesão a prescrição médica.

Veja as unidades com atendimento farmacêutico


Loja: Savassi/ Horário: 7h às 22h

Endereço: Av. do Contorno, 6.115, Funcionários – Belo Horizonte

Loja: Sabará/ Horário: 11h às 20h
Endereço: Rod. MG 05, 3.252, Novo Alvorada – Sabará

Loja: Alípio de Melo/ Horário: 12h às 21h
Endereço: Av. Abílio Machado, 1.830, Jardim Inconfidência – Belo Horizonte

Loja: Padre Eustáquio/ Horário: 10h às 19h
Endereço: Rua Padre Eustáquio, 2.208, Padre Eustáquio – Belo Horizonte

Loja: Praça da Febem/ Horário: 11h às 20h
Endereço: Rua Eridiano, 28 – Miramar, Belo Horizonte

Loja: Rubens Caporali/ Horário: 10h às 19h
Endereço: Av. Professor Mário Werneck, 3.399, Buritis – Belo Horizonte

Loja: Planalto/ Horário: 11h às 20h
Endereço: Av. Dr. Cristiano Guimarães, 1.691, Loja 07 – Planalto – Belo Horizonte

Loja: São Pedro/ Horário: 10h às 19h
Endereço: Av. Nossa Senhora do Carmo, 1.440, São Pedro – Belo Horizonte

Loja: Ceasa/ Horário: 9h30 às 18h30
Endereço: Rod. BR-040, km 688, lojas 5 a 10, (Ceasa Shopping) – Guanabara Contagem

Loja: São Lucas / Horário: 7h às 23h
Endereço: Praça Hugo Werneck, 450, Santa Efigênia – Belo Horizonte

Loja: São Bento/ Horário: 10h às 19h
Endereço: Rua Michel Jeha, 20 e 22, São Bento – Belo Horizonte

Loja: Betim/ Horário: 10h às 19h
Endereço: Av. Governador Valadares, 455, Centro – Betim