Pitaia chama a atenção de quem deseja ter uma dieta saudável e variada

Além do aspecto exótico, fruta atrai pela beleza e oferece uma lista de benefícios à saúde

por Mariana Adorno 24/04/2017 13:25
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 07-02-17
A pitaia pode ser usada para fazer drinques, sucos, polpas, sorvetes, geleias e doces (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 07-02-17)

Ela também é conhecida como fruta-do-dragão, por causa da textura de sua casca, que lembra as escamas dessa criatura mitológica. A pitaia chama a atenção pelas cores vibrantes e pelo aspecto diferente. A fruta já é conhecida há alguns anos, mas encontrá-la por aqui nem sempre é fácil. Com o passar do tempo, ela se popularizou e despertou a curiosidade de consumidores e produtores. Apesar de ser uma fruta originária da América Central, mais precisamente do México, a pitaia já está sendo cultivada no Brasil.

Existem algumas variedades de espécies e tonalidades diferentes da fruta. Entre as mais comuns estão as de casca vermelha e polpa branca; as de casca amarela com polpa branca; as de casca e polpa vermelhas, além da pitaia-do-cerrado. A de casca vermelha com polpa branca é a mais cultivada e comercializada, no entanto. A pitaia-do-cerrado é encontrada principalmente na Região Central do Brasil e é um pouco menor do que as outras. Ela tem sabor levemente adocicado, que se assemelha ao do kiwi e ao do melão. É considerada uma fruta pouco ácida, com baixo teor de proteínas e de lipídios. Além disso, tem baixo valor energético – aproximadamente 54kcal a cada 100 gramas. Nutricionalmente, a fruta-do-dragão é uma opção riquíssima: tem alto teor de água, vitaminas, minerais e compostos bioativos, principalmente antioxidantes, além de ser uma boa fonte de fibras. “Devido à quantidade de fibras, a pitaia proporciona uma sensação de saciedade, o que é uma vantagem para quem busca controlar o peso”, explica a nutróloga Melissa Chaves. A fruta ainda oferece uma variedade de nutrientes e fitoquímicos, entre eles vitamina C, ácido linoleico, cálcio, manganês, cromo e potássio.

NOVOS SABORES

Para a nutróloga, a pitaia é ideal para quem quer variar a dieta e experimentar novos sabores. Porém, a médica não considera que seja um superalimento como tem sido apresentada. A nutricionista Mariana concorda e acrescenta que não existem milagres e a pitaia não pode ser vista como uma fruta que emagrece. “Os alimentos atuam em sinergia no nosso organismo, sendo de extrema importância o acompanhamento com um nutricionista capacitado, para avaliar a inclusão do fruto na dieta, respeitando a individualidade bioquímica de cada um”, defende a especialista.

Também é importante prestar atenção à conservação do fruto. Por ter um alto teor de umidade, tem uma vida curta “de prateleira” e pode se deteriorar com facilidade quando conservada à temperatura ambiente. “É interessante armazená-la sob refrigeração, para aumentar sua durabilidade e preservar suas características sensoriais e nutricionais”, afirma a nutricionista.

O poder da pitaia

» Ajuda a controlar a glicemia
» Anti-inflamatória
» Antioxidante (principalmente as de casca vermelha): combate os radicais livres no organismo, auxiliando na proteção celular e prevenindo contra o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce
» Cicatrizante
» Atua no controle da pressão arterial
» Auxilia a digestão
» Previne o câncer, devido à sua capacidade antiproliferativa
» Ação protetora contra úlceras e acidez estomacal
» Diurética » Neutraliza substâncias tóxicas no organismo, como os metais pesados
» O óleo da semente da pitaia tem uma leve ação laxante e ajuda a reduzir os níveis de colesterol total e o LDL no organismo, além de conter ômega 3 em sua composição, que age na prevenção de doenças cardiovasculares
» Sua flor é muito usada para tratar problemas renais

Sirva-se dela


O uso da pitaia na culinária, no entanto, é bem diversificado e vai além do consumo da fruta in natura. Ela pode ser usada para fazer sucos, polpas, sorvetes, geleias e doces. A nutricionista Mariana Prado, por exemplo, sugere fazer um creme. “É uma forma rápida e saudável de experimentar o fruto. O creme de pitaia é uma preparação rica em fibras, vitaminas, minerais e gorduras boas, que promove a sensação de saciedade.”