A ligação entre o visagismo, harmonia e estética

A principal função da técnica visagista é revelar o interior das pessoas na aparência externa

por Agência Estado 08/04/2017 08:00

Reprodução/Internet/Educatec Brasil
(foto: Reprodução/Internet/Educatec Brasil)

O visagismo é uma ciência com raízes muito antigas, que possui inúmeras aplicações no dia a dia, sendo a principal de revelar na imagem externa o que se possui internamente, afirma o professor de Visagismo Acadêmico Robson Trindade. O intuito objetivo e direto do visagismo em todas as suas áreas de atuação é de harmonizar a imagem do cliente, seja um indivíduo, produto ou empresa.

O visagismo diz respeito a aceitação das diferenças que agilizam a composição de agradabilidade da harmonização facial, como relata o professor de Visagismo Acadêmico Robson Trindade nesse poema: "O rosto com suas facetas; rosto interno e externo.. Rosto direito e esquerdo... Perfil côncavo, convexo ou reto... O rosto e seus três terços... Sua parte inferior e superior... O rosto e o triângulo da vida... A sede da identidade..."  

Rosto é aparência real e sofre decadência sistemática

Aparência é o alicerce das possíveis imagens a serem construídas, tantas quantas vezes forem necessárias, sobre a mesma plataforma de apoio. O rosto como obra de arte, que pode usar moldura se necessário; se a obra for de extrema beleza estética e o máximo de harmonia, nem precisa de moldura! (Cabelo).

Assim, todos os trabalhos de visagismo, harmonia e estética começarão sempre pela consultoria visagista facial parcial. Entender quem é a pessoa e como ela é vista. Porém, para conseguir a tão desejada harmonia visual, o consultor visagista se utiliza de diversas ferramentas diferentes e de diversas disciplinas (como esteticista, cirurgião plástico, dentista, estilista), trabalhando em conjunto para que o resultado seja do mais alto nível.

A harmonia é a busca constante do consultor visagista, pois todo o seu trabalho tem como meta maior a harmonização da imagem, que faz parte da linguagem não verbal que utilizamos diariamente para nos comunicar com o mundo que nos cerca. O resultado de todo esse estudo da análise, é um livro de visagismo, harmonia e estética, personalíssimo, à disposição no mercado como o livro de Visagismo Acadêmico.

O Dossiê Visagista será conteúdo do livro que foi projetado e desenvolvido especialmente para cada cliente, e que o acompanhará sempre como uma rica fonte de consulta que o auxiliará a escolher que corte de cabelo mais lhe favorece, qual é a família cromática de sua pele e quais tons deve utilizar e quais deve evitar, que acessórios mais lhe favorecem, entre tantos ouros diferentes projetos.

A estética, por sua vez, é uma aliada poderosa do consultor visagista, pois o auxilia grandemente em busca da harmonia da imagem de seu cliente através de diversos recursos diferentes, por exemplo: tratamentos de pele, depilação e os diversos procedimentos diferentes que englobam o embelezamento do olhar.

Os temas visagismo, harmonia e estética são abordados em profundidade no livro Visagismo Acadêmico, escrito pelo professor de visagismo acadêmico Robson Trindade, que é o livro de maior e de mais profundo conteúdo a respeito desse tema na atualidade, fornecendo uma rica fonte de conhecimento na área. O livro, que está em fase de lançamento, já será publicado em três idiomas por conta da alta demanda de material de alta qualidade nessa área.

Portanto, o visagismo, a harmonia e a estética são os pilares principais que norteiam o trabalho diário do consultor visagista, pois, como o estudo visagista se trata de um estudo multidisciplinar, todos os profissionais que assessoram o consultor visagista precisam ter em mente esses pilares para que o trabalho atinja o sucesso máximo para seu cliente.

Com a globalização da imagem e da informação, o visagismo tem se tornado cada vez mais presente e necessário para retratar externamente a imagem interna de um indivíduo, produto ou empresa, declara o professor de visagismo virtual, Robson Trindade.

Quando você tem uma festa para ir e precisa de orientação, quem pode te ajudar é o seu consultor visagista e não o seu cabeleireiro. Pois é o seu visagista que te conhece e que sabe as particularidades a seu respeito. Em que o visagista vai me orientar? Ele fará um projeto, especialmente para você, em que descreve o tom de maquiagem, corte, mecha, cor de cabelo, se você deve usar seu cabelo preso ou solto, ou seja, isso deixa de ser uma resolução aleatória que antes você tentava decifrar e decidir com o cabeleireiro que você só encontrava naquele dia. 

No dia a dia, quando a mulher precisa se arrumar, é um dilema, e com o seu consultor visagista isso deixa de ser um problema, pois ele estará disponível para esclarecer todas suas dúvidas. O consultor visagista é um engenheiro de imagem. Ele é alguém que a conhece profundamente, que sabe de todos os detalhes da sua aparência e é preparado para construir inúmeras possibilidades de imagens em você que serão colocadas sobre a plataforma da sua aparência.

Como é o projeto do visagista? O consultor visagista sabe em qual estação do ano se usa isso ou aquilo, qual a cor da moda, enfim, ele está inteirado com o que acontece de importante no mundo da beleza e quais tendências combinam e harmonizam com a sua aparência. O que combina com você e seu trabalho, o que tem a ver com o local social e horário onde você vai estar, ou seja, todas as necessidades para você estar apresentável para o seu compromisso.

Todas essas informações o visagista prepara, e a orienta através de um projeto elaborado especialmente para você. Não serão apenas orientações verbais - ele te apresentará um projeto físico ou digital. Você precisa de um engenheiro de imagem, que é o consultor visagista. Ele irá preparar um projeto para você como faria um engenheiro civil para uma casa. E esse projeto será executado pelo cabeleireiro, maquiador, ou seja quem for, dentro dos padrões e seguindo o step by step elaborado por ele.  

É mais simples, mais barato, não dá margem para erros, e você vai colher os frutos que sempre quis, através dos elogios tecidos a você quando chegar ao evento. Você saberá essas informações detalhadas porque estarão descritas no projeto preparado por seu visagista especialmente para você com seu consultor visagista. Você se sentirá segura, bem assistida, melhor tratada e tendo todo planejamento do que vai usar nessa ou naquela ocasião. Procure um consultor visagista. Sua autoestima agradece!

 

Mais informações:

https://educacaovisagismoeprojetos.com.br/